26 de março de 2012

Espírito - Perispírito

ESPÍRITO E  PERISPÍRITO

Prece Inicial

Ler a carta de CARLINHOS.


Querida mãezinha Carla e papai Ricardo

         Estou aqui com a querida bisa Maria e sei que não posso chorar.
         Vocês não pensem que eu os esqueci. Já se passou algum tempo, mas ainda sou o mesmo Carlinhos.
         Não sei dizer a vocês o que aconteceu, o culpado fui eu mesmo pelo acidente com a bicicleta. O motorista do ônibus não teve culpa.
         Mãe, a senhora lembra das nossas conversas? Quando eu dizia que tinha medo de morrer? Você me dizia que quando morremos, a vida continua, e devemos buscar a luz. Eu achava esquisito quando você falava... Mas assim que fiquei confuso após o acidente, eu lembrei da nossa conversa, pois eu enxerguei um pequeno ponto luminoso. Caminhei em sua direção, parecia ouvir a sua voz dizendo: “Busque a luz, meu filho”. A medida que caminhava, a luz aumentava de tamanho. Depois de um tempo encontrei uma senhora que me disse:
         - Sou eu, Carlinhos, a sua bisavó Maria.
         Eu não me lembrava dela, mamãe, mas o carinho dela foi tão grande que me atirei nos seus braços e chorando contei tudo: que cai da bicicleta e fui atropelado. Que estava preocupado e sentia falta de vocês. Ela me olhou e disse com bondade:
         - Carlinhos, teus pais e irmãos estão bem. Somos todos de Deus.
         Obrigado papai, por ter atendido meu pedido e doado meus brinquedos na vila perto de casa.
         Deixo um beijo carinhoso ao vovô Pedro, a vovó Ana, e a minha irmã Rafaela.
         Um beijo especial para vocês, meus pais amados.
         Seu filho

         Carlinhos

PERGUNTAS SOBRE A CARTA DE CARLINHOS 

1 - O que diferencia esta carta de uma outra carta que recebemos      
     pelo correio?
Ela é uma carta psicografada, isto é, uma mensagem enviada por um Espírito desencarnado e recebida por um médium.
2 - Quem é o Carlinhos e o que aconteceu com ele?
Carlinhos é um menino que desencarnou.
3 - Se Carlinhos morreu como ele está falando?
O corpo morreu, mas o Espírito permanece vivo.
4 - Onde Carlinhos está?
No Mundo Espiritual.
5 - Como ele se comunicou?
Através de um médium – alguém que ouve, vê e percebe os Espíritos.
6 - Somos corpo ou Espírito?
Nós somos espíritos e temos um corpo físico.
7 - O que alma?
É como chamamos o Espírito quando está encarnado. O corpo material é temporário, pois é a morada transitória (mortal, de pouca duração) do espírito.
8 - Qual a diferença entre o Carlinhos e nós?
Carlinhos está desencarnado, vivendo no Mundo Espiritual. Nós estamos encarnados, vivendo no Mundo Material.
9 - Reencarnamos várias vezes?
Sim, reencarnamos quantas vezes forem necessária ao nosso aprendizado, nossa evolução.
10 - Quem vive várias existências, o corpo ou o Espírito?
O Espírito reencarna diversas vezes, sempre em novo corpo físico.
11 - Quando morremos, quem morre?
Apenas o corpo físico, o Espírito continua vivo.
12 - Quem renasce várias vezes?
O mesmo Espírito em outros corpos.
13 - Por que temos que renascer?
Para aprender a amar, para evoluir, nos aproximando cada vez mais de Deus, nosso Pai.
14 - Porque dizemos que o corpo é morada transitória (de pouca duração) do Espírito?
Porque o Espírito é sempre o mesmo, isto é, somos Espíritos e recebemos um corpo físico diferente em cada reencarnação.


Quando a alma está ligada ao corpo, durante a vida, tem duplo envoltório:
Um pesado e grosseiro e perecível, que é o corpo;
Outro fluídico, leve e indestrutível, chamado perispírito.

Existem, portanto, no homem, três elementos essenciais:  

1o . A alma ou Espírito, princípio inteligente onde residem o pensamento, a vontade e o senso moral;

2o . O corpo, envoltório ou corpo material que põe o Espírito em relação com o mundo exterior;

3o. O perispírito, invólucro ou corpo fluídico, leve, servindo de intermediário entre o Espírito e o Corpo.”

A união da alma, do perispírito, e do corpo material constitui o homem.
A alma e o perispírito separados do corpo constituem a ser a que chamamos Espírito.


O perispírito é o órgão de transmis­são de todas as sensações do Espírito.
O corpo recebe uma sensação que vem do exterior, o perispírito que está ligado a esse corpo transmite essa sensação e o Espírito, que é o ser sensível e inteli­gente a recebe. E vice-versa: quando o ato é de iniciativa do Espírito, o pe­rispírito transmite e o corpo executa.
O perispírito é o intermediário pelo qual se processa a transferência dos fluidos, da energia, nos processos de curas e passes espirituais.


A sede da Memória e a sede dos sentimentos estão no espírito. É o Espírito quem  ama, sofre, pensa, é fe­liz, triste, ou seja, é nele que residem todas essas sensações ou faculdades.

O perispírito é apenas o órgão que transmite todas essas sensações, por­tanto, é um  instrumento a serviço do Espírito. Logo, segundo Kardec, é in­correto dizer que é no perispírito que ficam marcadas ou gravadas certas memórias ou atos do Espírito durante sua vida. Como já vi­mos, o perispírito é matéria, não pensa nem tem memória. Isso são atributos do Espírito.

 Perispírito, em cada encarnação, que se modela para o corpo físico.

O Perispírito, pela vontade do Espírito, é formado dos Fluídos Ambientes do mundo que o Espírito vai encarnar. Cada planeta tem um fluido universal diferente com isso o corpo, o espírito e o perispirito adquirem formas diferentes ( mostrar livro dos espírito infantil)
O Perispírito exerce papel fundamental na mediunidade. Pelo contato do Perispírito do médium com o Perispírito do Espírito desencarnado é que se dá a manifestação mediúnica.

ESPÍRITOS PERFEITOS OU PUROS
SÃO MUITO FELIZES. AJUDAM TODOS A SEREM BONS, E POSSUEM LUZ, PORQUE ESTÃO MAIS ADIANTADOS OU EVOLUIDOS
QUANTO MAIS EVOLUIDO O ESPÍRITO FOR FICANDO, MAIS SUAVE - LEVE SERÁ O PERISPÍRITO

QUANTO MENOS EVOLUIDO FOR O ESPÍRITO, MAIS DENSO, PESADO SERÁ O PERISPÍRITO
ESPÍRITOS IMPERFEITOS, IGNORANTES QUE DESEJAM O MAL, são revoltados, destroem as coisas, dominam à força os outros, gostam de ver todos tristes, têm perispíritos mais grosseiros e sem brilho.

Prece encerramento

ATIVIDADES


Um comentário: