16 de agosto de 2010

Emancipação da alma


  • Prece Inicial
Para apresentar slide clique Ctrl+L

O que é ALMA?
Para entendermos melhor o que é alma vamos recordar:
Todos nós que vivemos aqui na Terra, possuímos: CORPO+ESPÍRITO(com corpo espiritual – perispírito)= HOMEM ENCARNADO.

Alma é o nome que damos ao espírito encarnado, ou seja, que possui um corpo físico e vive aqui na Terra. Agora que já entendemos o que é ALMA, vamos entender o que significa EMANCIPAÇÃO:

EMANCIPAÇÃO = LIBERTAÇÃO, TORNAR-SE LIVRE.

Nosso corpo Físico, que é material, possui algumas necessidade. Ele precisa de:
ALIMENTAÇÃO E ÁGUA – HIGIENE – ATIVIDADE FÍSICA – SONO

Mas se é o corpo físico que dorme, o que o nosso espírito ou alma faz enquanto isso?

Quando nosso corpo físico dorme nossa alma se liberta, torna-se livre. A alma ou espírito fica ligada ao corpo físico através do cordão fluídico. Este laço pode acompanhar o espírito a qualquer distância: ele só se rompe com a morte do corpo.

A Emancipação da Alma pode também ser chamada de "desdobramento". E ocorre no sono, sonhos, letargia, catalepsia, sonambulismo e dupla vista. Durante o sono a alma pode ter outras atividades.

SONO

Os espíritos elevados praticam boas ações: REVÊEM AMIGOS E PARENTES – VIAJAM E ESTUDAM E CONVERSAM – TRABALHAM EM OBRAS ASSISTENCIAIS.

Os espíritos inferiores, ao contrário, praticam o mal – VÍCIOS – PRAZERES – ANTIGOS AFETOS E DESAFETOS.

" O Sono é uma porta que Deus lhes abriu para o contato com os amigos do céu". ( L.E. VIII)

SONHO

Sonho é a lembrança do que nossa alma viu durante o sono, como uma paisagem estranha. Nem sempre o que lembramos com exatidão de nossos sonhos.
Na história do Mundo, podemos encontrar relatos de sonhos que se tornaram famosos: Joana D'Arc e José, o pai de Jesus.
Estas pessoas tinham a exata lembrança de seus sonhos. Eles foram premonitórios, isto é, fatos que mais tarde aconteceram. Espíritos superiores apresentaram-se a eles durante o sono e lhes deram informações importantes para que pudessem ajudar o seu povo.

LETARGIA

Perda temporária da sensibilidade e dos movimentos do corpo físico. Suas forças vitais ficam suspensas e há a impressão de que a pessoa está realmente morta, até o coração para de bater. Mas o espírito ainda se encontra ligado ao corpo. Ele vê, ouve tudo o que se passa à sua volta, mas não consegue manifestar-se, pois há um enrijecimento do corpo físico.
Ex.: Lázaro encontrava-se nesse estado, quando Jesus disse que ele não estava morto. Jesus viu o cordão fluídico que ainda o atava ao corpo físico.
Depois Jesus disse: " Sai desse túmulo".

CATALEPSIA

É bem parecida com a letargia. Esta suspensão da força vital ocorre em determinada parte do corpo, mas não impede o espírito de se comunicar. Isso acontece porque a alma ou espírito, este em desdobramento ou emancipação.
A ciência ainda não descobriu a causa da catalepsia. O fenômeno é conhecido porque há aparelhos que detectam que a pessoa não está desencarnada.

JESUS, em sua passagem pela Terra, curou três pessoas que estavam aparentemente mortas: Lázaro, que fora enterrado vivo, o filho da viúva da aldeia de Naim e a filha da Jairo. Jesus pode curá-los, pois não estavam mortos. Jesus nunca enganou as pessoas, porque nos três casos, disse que elas não estavam realmente mortas.

Temos ainda mais algumas apresentações de emancipação da alma, que são o Sonambulismo e a Dupla Vista.

SONAMBULISMO

No sonambulismo a alma ou espírito sente-se muito mais livre do que no sono comum. Quando ocorre o sonambulismo é que o espírito, preocupado com alguma coisa, se utiliza de seu corpo físico para realizar alguma ação.
A maioria dos sonâmbulos também podem ver e conversar com os amigos do plano espiritual, pois quem vê é a alma e não os olhos do corpo físico.

DUPLA VISTA

Na dupla vista, o corpo físico esta acordado e pode, através da sua alma, ver coisas que estão longe.
Exemplos: Jesus pôde ver que em outra cidade havia um jumentinho, e, na Pesca Milagrosa, quando os discípulos não conseguiam pescar, Jesus, através da Dupla Vista, viu onde se encontrava um cardume de peixes.
  • Prece de encerramento
ATIVIDADE
_____________________________________
Aula 2

3 comentários:

  1. É tão bom quando estou fazendo minhas pesquisas, encontrar material simples e claro como no blog União Fraternal.
    Parabéns pela dedicação no trabalho.
    Com carinho
    Elaine Saes

    ResponderExcluir
  2. Foi otimo encontrar esta aula preparada para minha turminha de 10 anos, esta perfeita>>>obrigada

    ResponderExcluir
  3. É realmente muito bom encontrar um material de qualidade para orientar minhas aulas. Gratidão

    ResponderExcluir