8 de julho de 2010

DEUS


DEUS CRIADOR – JESUS E AS CRIATURAS

  • Prece Inicial
  • Perguntar:
Você ja pensou de onde vem o material para fazer uma mesa? Como ele apareceu?

O carpinteiro fez a mesa de madeira.
A madeira veio da árvore.
A árvore foi feita pro Deus ( Causa Primária).

Alguns de nós já viu um carpinteiro fazendo móveis, usar o serrote, martelo e pregos. Algumas crianças ja plantaram árvores e as vêem crescrer e tronarem-se cheias de flores, mas ninguém viu Deus diretamente.

ALGUÉM SABE O QUE É DEUS? VOCÊS JÁ VIRAM DEUS? SERÁ QUE ELE EXISTE?COMO VOCÊS SENTEM A EXISTÊNCIA DE DEUS?COMO ELE É? PORQUE É NOSSO PAI?

  • Encher a bexiga e perguntar:
O que tem dentro da bexiga?
O AR POSSUI COR? E FORMA?
  • Dara água com açúcar e perguntar:
QUAL É O SABOR DA ÁGUA?A ÁGUA TEM COR? O QUE SERÁ QUE TEM A ÁGUA?
COMO VOCÊS SABEM QUE É ÁÇUCAR?VOCÊS ESTÃO VENDO O AÇÚCAR?

Comentário: Assim como vocês sentem a água doce e não enxergam o açúcar, percebem que o balão está cheio, mas não enxergam o ar dentro dele, assim é com relação a Deus, não
o enxergamos, mas Ele existe e está presente em todas as coisas da criação.
Nos temos certeza que Ele existe, olhando as suas criações por toda a terra e universo. Ele é a Inteligência Suprema, a Causa Primária de todas as coisas, o criador de tudo. O homem tem noção de Deus, desde o primitivo até o mais culto, quando observa, estuda as coisas bonitas e perfeitas da Natureza. É também através da prece, que o homem faz seus pedidos, louva e agradece a Deus.
O homem é uma criatura de Deus, isto é, foi criado por Deus.
Através da inteligência inventa e faz muitas coisas: casas, máquinas, objetos, tem idéias.
O homem retira da terra, tudo o que Deus fez. Cria as coisas que o ajudam a resolver os problemas do dia-a-dia.
Assim nós podemos olhar à nossa volta e saber o que Deus fez e o que o homem criou.


  • PAINEL: Dar figuras para cada criança e pedir que elas venham até o painel e montem algo que foi criado por Deus. ( mesclar figuras feitas pelo Homem e criadas por Deus para ver se reconhecem). Mostrar um painel vazio e dizer: Depois como era antes, e como ficou depois de trabalharmos nela. Se não fosse por nós, a folha continuaria só preta, sem nada. O Universo também não seria o que é hoje, se não tivesse sido criado. E quem criou o Universo? Deus
  • QUEM É JESUS? É o filho de Deus e nosso irmão maior.
  • PORQUE ELE É TÃO IMPORTANTE? Veio ensinar coisas lindas, o amor, a perdoar, prece, combater o mal com o bem.
DAR UMA FOLHA A CADA UM E PEDIR QUE DESENHEM O QUE ENTENDERAM QUE É DEUS. EXPLICAR A ATIVIDADE DE CASA
  • Prece de encerramento.
Brincando e aprendendo o Espiritismo – Volume 1 – cap.1

ATIVIDADE


  • Prece Inicial 
  • Recordando com a pergunta:     QUE É DEUS?
  • Fixar essa pergunta no quadro e juntamente com ela espalhar várias respostas verdadeiras e falsas, pedir para que cada evangelizando vá até a frente e fixe uma resposta que lhe pareça verdadeira.
Respostas VerdadeirasCriador das Leis Divinas 
Ele criou Jesus
Criador do Homem Ele é eterno e justo.
Criador dos Animais 
Criador da Natureza ( flores, vegetais, frutas) Respostas Falsas
Inteligência suprema, causa primária de todas as coisasVelhinho de barba branca, que carrega uma bengala 
Criador dos planetas, estrelas e de todo UniversoÉ um homem que maltrata severamente quem não o obedece 
Criou todo iguais, simples e ignorantes Criador da nossa casa. 
Deus é o pai criador Criador do avião
Criador do Espírito e a Matéria Criou o telefone para que possamos nos comunicar com ele

 Nós temos certeza que Ele existe, olhando as suas criações por toda a terra e universo. Não o vemos mas sabemos que ele existe. É o mesmo que sentir o vento, não podemos ver o ar em movimento, mas sentimos ele, não podemos ver as ondas de radio, mas sabemos que ela existe e faz com que o locutor de rádio possa se comunicar em nossas casas. O mesmo dizer para o telefone, como nossa voz chega através do fio do telefone, não sabemos como, mas sabemos que chega. Deus é igual, sabemos que tudo que é perfeito, foi ele quem criou, isso é o que basta. Ele é a Inteligência Suprema, a Causa Primária de todas as coisas, o criador de tudo. O homem tem noção de Deus, desde o primitivo até o mais culto, quando observa, estuda as coisas bonitas e perfeitas da Natureza.
O homem é uma criatura de Deus, isto é, foi criado por Deus. Através da inteligência inventa e faz muitas coisas: casas, máquinas, objetos, tem idéias.
O homem retira da terra, tudo o que Deus fez. Cria as coisas que o ajudam a resolver os problemas do dia-a-dia.
Assim nós podemos olhar à nossa volta e saber o que Deus fez e o que o homem criou.
Vamos analisar um relógio. Sabemos que para um relógio funcionar, existe por trás dele uma inteligência de um relojoeiro que soube movimentar as maquininhas para que ele possa nos marcar a hora. Existe então um criador, que é o relojoeiro.
Comparando com a criação divina, o Universo, a natureza perfeita que é harmônica foi criado por alguém especial, este se chama Deus.

Atributos de Deus, O Livro dos Espíritos, questão 13.

          Eterno – não teve início e não terá fim. Se tivesse um começo, de onde teria se originado? Do nada? De outro ser? Se tivesse fim o que haveria depois dele? Deus é a causa de si mesmo. Se alguém disser que Deus é imortal, lembrar que imortal são os espíritos porque tiveram início, que Deus é eterno, porque não teve início e não terá fim.

          Imutável – não está sujeito a mudanças. Suas leis também não mudam. Se suas leis (de amor, de justiça) mudassem haveria desordem e confusão no universo. Não saberíamos mais o que é certo e errado. O universo é como uma máquina perfeita, tudo funciona perfeitamente.

          Imaterial – não é matéria. Não tem um corpo físico. Ele tem uma constituição diferente de tudo o que conhecemos como matéria. Se Deus fosse matéria, ele se transformaria, porque a matéria se transforma.

          Único – só existe um Deus. Se houvesse mais de um Deus, poderia ser mais poderoso, ou ter idéias e objetivos diferentes, então seria o caos.

          Onipotente – é todo-poderosoou seja , tudo pode. Tem poder absoluto porque Ele criou tudo o que existe. O Bem reina absoluto. O mal é apenas um reflexo de nossos irmãos menos evoluídos que ainda não optaram pelo bem.

          Soberanamente justo e bom – não faz injustiças e nem maldades. Deus não erra. Sua bondade se revela desde as menores coisas (ex.: a beleza de uma colméia, ou das células que compõe o nosso corpo) até o espaço infinito, com suas estrelas e seus inúmeros planetas. Deus tem um programa para sua criação, onde se destacam a justiça e o amor.

  • Contar a História
Sim, não, espera

           Outro dia, levei por escrito para minha mãe a lista de presentes que desejava ganhar no Natal: uma bola de futebol, um jogo de vídeo-game e um celular.
          A resposta também veio por escrito e dizia: Sim, não, espera.
          Sem entender o bilhete, fui pedir explicações. Ela disse que cada palavra era a resposta para um dos meus pedidos. Logo:

          Bola = Sim

          Jogo de vídeo-game = Não
          Celular = Espera

          Assim, entendi que vou ganhar a bola, mas ela não vai me dar o jogo de vídeo-game que pedi porque é um jogo de guerra.
          - Filho, não é bom e educativo ficar "fazendo guerra", dando tiros, jogando bombas, destruindo cidades e matando pessoas, mesmo que seja de brincadeira. Esse jogo de vídeo-game é igual a uma arma de brinquedo. Não quero que você cresça achando que matar é divertido ou correto.
          Ela também explicou que a terceira resposta é espera porque ainda não é o momento certo para eu ganhar um celular:
          - Tudo tem seu tempo, filho. Em um futuro próximo, dependendo da sua maturidade e responsabilidade, poderá ganhar um celular. Agora ainda é cedo, tenha um pouco de paciência.
          Apesar de não concordar, afinal, já tenho onze anos, sei que por enquanto não vou ganhar o celular. Para completar mamãe explicou que Deus também usa sim, não, espera para responder ao que nós pedimos a Ele.
          - Deus nos atende quando pedimos algo que merecemos ou que vai auxiliar na nossa evolução espiritual. Quando não somos atendidos, depois de um tempo, percebemos que nosso pedido não era legal para nós e que não foi a melhor resposta.
          Como percebeu que eu ouvia atentamente, ela completou:
          - Quando Deus responde espera, temos que confiar Nele. Também devemos orar, ter fé e paciência porque Ele sabe o que é melhor para nós.
          Pensando bem, não vou brigar, nem ficar emburrado porque não vou ganhar tudo o que pedi. Sei que reclamar não vai adiantar e que o melhor a fazer é esperar e não discutir. Afinal, minha mãe sabe muito e, assim como Deus, também usa sim, não, espera...
Claudia Schmidt

  •  PRECE DE ENCERRAMENTO.

Brincando e aprendendo o Espiritismo – Volume 1 – cap.1
Brincando e aprendendo o Espiritismo – Volume 2 – cap.3
Brincando e aprendendo o Espiritismo – Volume 4 – cap.1
Iniciação ao Espiritismo – Therezinha Oliveira – cap. - 2

ATIVIDADE
 OUTRAS HISTÓRIAS


A EXISTÊNCIA DE DEUS!

Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior.
Era um homem bastante inteligente mas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa além do seu mundo material.
Um certo dia, estava ele fechando a farmácia quando chegou uma criança aos prantos dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer.
Muito nervoso e após insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia para pegar o remédio. Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando o remédio mesmo no escuro, entregou-o à criança, que agradeceu e saiu dali às pressas.
Minutos depois, percebeu que havia entregado o remédio errado para criança e, se aquela mãe o tomasse, seria morte instantânea.
Desesperado, tentou alcançar a criança mas não teve êxito.
Gritou em desespero.. e o tempo passava e nada acontecia. Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, ajoelhou-se e começou a chorar e dizer que se realmente existia um Deus que não o deixasse passar por assassino.
O tempo passava e ele, de joelhos ficava pensando que a mulher poderia já estar morta e,certamente, ele teria de pagar por isso. Refletiu sobre suas intemperança, sobre seu mau humor principalmente sobre
sua insensatez.
De repente, sentiu uma mão tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar deparou-se com acriança em prantos.
Naquele momento ficou desconsolado. Mas tinha uma certeza:
Deus, de fato, não existia. Já podia imaginar o que estava para lhe acontecer.O choro e o olhar triste daquela criança lhe atravessava a alma.
No entanto, como um lampejo de sabedoria, perguntou ao menino o que lhe havia acontecido. Então aquela criança começou a dizer:
- "Senhor, por favor não brigue comigo, mas é que caí e quebrei o vidro do remédio, dá pro senhor me dar outro?

Deus existe e te conhece pelo teu nome.
Ele sempre tem o melhor para você, por mais que as circunstâncias mostrem o contrário.
Creia neste amor que é maior do que qualquer um dos seus problemas, mesmo que estes sejam grandes e de difícil resolução.
Creia na vida melhor que Ele tem preparada para você!

Creia neste amor!

EXISTÊNCIA DE DEUS

Conta-se que um velho árabe analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho, cada noite, que, certa vez, o rico chefe de grande caravana chamou-o à sua presença e lhe perguntou:
- Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler?  O crente fiel respondeu:
- Grande senhor, conheço a existência de Nosso Pai Celeste pelos sinais dele.
- Como assim? - indagou o chefe, admirado.
O servo humilde explicou-se:
- Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?
- Pela letra.
- Quando o senhor recebe uma jóia, como é que se informa quanto ao autor dela?
- Pela marca do ourives.
- O empregado sorriu e acrescentou:
- Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabe, depois, se foi um carneiro, um cavalo ou um boi?
- Pelos rastos - respondeu o chefe, surpreendido.
Então, o velho crente convidou-o para fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a Lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, exclamou, respeitoso:
- Senhor, aqueles sinais, lá em cima, não podem ser dos homens!
Nesse momento, o orgulhoso caravaneiro, de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e começou a orar também.

Meimei
Livro: Pai Nosso - Francisco Cândido Xavier

SITES PARA CONSULTA

Evangelização Espírita 2 

4 comentários: