31 de março de 2011

Pensamentos



  • Prece inicial
Distribuir aos evangelizandos pedaços de papel celofane, em formato de coração, de diversas cores (preto, vermelho, amarelo, azul, transparente). Pedir que eles andem pela sala, olhando através do papel colorido, dizendo baixinho como se sentem, olhando o mundo através daquela cor. Após alguns minutos, as crianças devem trocar os pedaços de papel com os colegas, diversas vezes, até que todos tenham observado a sala com todas as cores de papel.

Indagar aos evangelizandos:

          Enxergaram bem com todas as cores?

          Era mais fácil de ver com alguma cor? Por quê?

          Com qual cor gostaram mais? Por quê?


O evangelizador deve ajudar os alunos a concluir que era difícil enxergar através do preto, que tudo parecia triste; que através do amarelo as coisas pareciam ter cores que não possuem; que quanto mais escura a cor (vermelho, azul), mais difícil de ver; que através do papel celofane transparente era possível perceber melhor os objetos, os outros papéis coloridos e a expressão dos colegas. A idéia é comparar as cores com os sentimentos que temos: 

 

Preto - tristeza
Vermelho - euforia, agitação
Amarelo - alegria 
Azul claro - calma
Transparente - paz, harmonia - melhor maneira de ver as coisas.

Os papéis celofanes são em forma de coração simbolizando que cada pessoa vê a vida e o mundo conforme os sentimentos que possui. Por isso as pessoas percebem de diferentes maneiras as mesmas coisas, como se cada uma olhasse através de uma folha colorida diferente.



Lembrar a importância do pensamento e das palavras, modos como expressamos os sentimentos que temos no coração. O pensamento positivo é um hábito que se adquire praticando. Através do pensamento é que se originam nossas atitudes, por isso a importância dos pensamentos otimistas. Pensamentos negativos, pessimistas, são como lixo: poluem a mente e o corpo, ocasionando sensações ruins.
 

Mas como ter pensamentos bons? Procurando ver sempre o lado bom das coisas, escolhendo coisas construtivas para fazer, leituras edificantes, brincadeiras e conversas positivas (sem fofocas, brigas, brincadeiras de guerra ou filmes de terror); estando em sintonia com a Espiritualidade Superior através da prece, sendo otimista. Perante as dificuldades nossas atitudes devem ser de fé e confiança em Deus, crença em si mesmo (nas capacidades que possuímos), oração e vontade de agir corretamente.

AULA retirado do site SEARA DO MESTRE 

DINÂMICA

Vamos caçar sentimentos e boas ações - Encontraremos na nosso CENTRO ESPÍRITA  sentimentos que precisamos cultivar, atitudes boas e fatos positivos que nos iluminem a alma.


AMOR – CARIDADE – ALEGRIA – AMIZADE – ESTAR COM A FAMÍLIA – LEITURAS EDIFICANTES – ASSISTIR FILMES QUE FALEM DE AMOR – PERDOAR – ESTUDAR – TRABALHO – TOLERÂNCIA – RESPEITO – ORAR – EVANGELHO NO LAR
(ESCOLHI ESTES E CORTEI AS TIRINHAS PARA SEREM ESCONDIDAS NO CENTRO ESPÍRITA)

 

A dinâmica consiste em descobrir as charadas para poder encontrar os sentimentos ou boas ações. A primeira dica deve ser dada pelo evangelizador para toda a turma junta. A idéia não é a competição, pois ninguém ganhara nada no final, e sim um ajudar o outro a encontrar, juntamente com O PENSAMENTO OU AÇÃO encontrada estará a próxima charada. 

A PRIMEIRA DICA É PARA TODA A TURMINHA: VOCÊS SE LEMBRAM DO PRIMEIRO DIA DE AULA QUE NÓS DESCOBRIMOS UM TESOURO GUARDADO AQUI NO CENTRO? (AULA IMPORTÂNCIA DA EVANGELIZAÇÃO) BOM, É DENTRO DESTE TESOURO QUE ENCONTRAREMOS AS PRIMEIRAS DICAS PARA ENCONTRARMOS OS PRIMEIROS SENTIMENTOS QUE DEVEMOS CULTIVAR. 
Escondi dentro do EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO 
O espaço em branco de cada tirinha abaixo é para colocar o nome do evangelizando ou da dupla ou grupo, caso sejam vários. 
Resposta - ESTUDO e TRABALHO (sala de cursos) - EVANGELHO NO LAR e ESTAR COM A FAMÍLIA (cozinha) - PERDÃO e AMIZADE (câmara de passes) - ASSISTIR BONS FILMES e ALEGRIA (armário evangelização) 
ATIVIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário