31 de março de 2011

Percepções e Sofrimentos dos Espíritos

  • Prece inicial
Na Doutrina Espírita encontramos muitos esclarecimentos sobre a importância da vida. Sabemos que a vida continua após a morte do corpo físico.
Será que no mundo espiritual continuamos a sentir fome, dor, frio, alegria ou tristeza?


  
Será que também conservamos nossas lembranças, conhecimentos, habilidades e gostos?

 
Os Espíritos Superiores, através dos médiuns, responderam que sim.
  
No mundo espiritual continuamos a ver, a ouvir e teremos gostos pelas mesmas coisas, músicas, comidas, vícios etc. 

Quando desencarnamos, nossas percepções aumentam, percebemos coisa que, enquanto estávamos presos no corpo físico, não percebíamos.

O corpo físico limita as percepções do Espírito.
Que maravilha! No mundo espiritual poderemos continuar a nossa evolução e saber muito mais do que quando estávamos desencarnados.

Mas existe uma condição para que isso possa ocorrer. Essa condição depende das ações que praticamos quando estávamos encarnados. 

Como dissemos no início, a vida é muito importante e não podemos desprezá-la. O corpo físico é o instrumento do Espírito.

Quando prejudicamos o corpo físico, através das "drogas" por exemplo, sentiremos vontade de usá-las, mesmo quando estivermos desencarnados.
Por que?

As drogas são substâncias que, quando introduzidas no organismo, provocam alterações no seu funcionamento.

Todo medicamento é uma droga.
Quando indicado pelo médico, pode ser útil para o homem. 

As drogas que viciam são aquelas que provocam alterações no cérebro, fazendo com que a pessoa tenha sensações prazerosas.

Essas sensações não trazem nenhum benefício real para aqueles que as buscam, ao contrário, impedem as pessoas de evoluírem pelos meios corretos, que são o estudo, o trabalho e também a solidariedade ou caridade.

As drogas prejudicam, principalmente o cérebro, destruindo as células nervosas, que não são substituídas, como acontece com as da pele e as dos ossos.

Isso quer dizer que, se uma pessoa abusa de alguma droga, no futuro terá graves doenças mentais.

Já sabemos que o corpo é o instrumento do Espírito. Se usamos drogas como o   
etc., o Espírito não conseguirá realizar suas tarefas e ficará atrasado nas sua evolução.

Se o abuso do uso da droga se prolongar por muito tempo, poderá prejudicar também o perispírito, que é o corpo do Espírito. Nas próximas encarnações, o indivíduo poderá ter problemas físicos ou mentais.

Por que será que adolescentes e adultos usam drogas?

Existem vários motivos. O principal deles é a própria sociedade, que não oferece às crianças um exemplo correto de conduto moral.

As drogas mais consumidas no Brasil e no mundo são as legalizadas, as que podem ser consumidas livremente. O álcool é uma delas, que pode ser comprada por crianças e adolescentes e não existe ninguém que se preocupe em proibir o seu consumo, principalmente entre os jovens.
A televisão, o governo, os comerciantes ganham muito dinheiro com o comércio do álcool, e pouco se importam se estão prejudicando crianças e lares.

O alcoolismo é uma doença grave que pode levar à morte. Começa com um simples aperitivo ou uma cerveja, mas depois a pessoa não consegue parar. 
As sensações causadas pelas drogas que viciam, são de um bem-estar passageiro. Alguns sentem-se mais desinibidos, outros mais calmos, outros ficam "ligados", tem até aqueles que "apagam". Essas sensações são buscadas através das drogas porque os jovens sentem um vazio dentro deles mesmos.
Mas será que não existiria uma caminho verdadeiro que nos levasse ao encontro da paz, da alegria e da satisfação?
Esse caminho existe.
Jesus, o nosso irmão, afirmou que a felicidade está dentro de nós. Nós podemos nos sentir felizes quando sabemos e entendemos a finalidade da vida, principalmente que somos todos filhos de Deus.
A vida é feita de momentos de alegria e também de momentos de tristezas.
As tristezas, os problemas existem na vida de todos. Precisamos enfrentá-los. Então, por que será que pessoas que passam por tantas dificuldades, às vezes até fome, mesmo assim enfrentam esses problemas e não usam drogas para fugir deles?
É porque algumas pessoas acreditam nelas mesmas e principalmente em Deus. Elas compreendem a vida.
Vamos procurar pensar sempre no nosso Criador, na sua bondade, nas sua justiça e nos seu perdão.
Nos momentos difíceis, buscar através da oração a ajuda e a força necessária para superar nossos problemas.
Perdoe sempre, não julgue ninguém,  
muito menos seus pais. 
Você é muito importante, você é luz.
Não deixe a droga entrar na sua vida!!!!

Fonte: Brincando e Aprendendo o Espiritismo volume 4 capitulo- 6

ATIVIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário