30 de março de 2011

O beijo de Judas


  • Prece Inicial
  • Vamos brincar de teatro???? (distribuir o texto abaixo para 4 evangelizandos, quando chegar o momento das falas, cada personagem do teatro lerá seu trecho). O Evangelizador lerá  o texto que esta em preto e a primeira parte da história.
  • (*) modo de representação 

TEXTO PARA O TEATRO
(JUDAS ) - Salve, Mestre   
( * ) beijandar no rosto. 


Era o que estava combinado com os guardas: Judas o identificaria com um beijo.
(JESUS) - Então, é para isso que você veio aqui?
( * ) olhar Judas com muita compaixão.  
( JESUS ) – Com um beijo você me entrega?
( * ) Jesus, volta-se para os guardas e pergunta 
( JESUS ) - A quem vocês buscam?
( GUARDA 1 )- Buscamos Jesus, o Nazareno.
( JESUS ) Jesus sou eu!
( GUARDA 2 )- Prendam-no!
( * )– Os guardas amarraram os braços de Jesus e o levaram a Caifás, o sumo sacerdote.

A nossa peça chama-se "O beijo de Judas" 

Mais uma vez, Jesus e seus discípulos chegaram ao Horto de Getsêmani, no monte das Oliveiras, na Judéia.
Jesus conhecia esse lugar desde sua juventude e o amava muito. Do alto do monte, ele avistava lá longe, o Rio Jordão seguindo seu curso.
Parecia um caminho de cristal. Essa era a imagem que Jesus queria guardar.
O mestre preparava-se para orar. Ele estava muito triste. Sabia que chegara as sua hora e que Judas o trairia. Jesus havia lido isso no pensamento de Judas.
A noite aproximava-se. Tudo era paz e harmonia. A paisagem do Horto, muito agradável e tranqüila, convidava ao recolhimento.
Ao Terminar suas orações, Jesus procurou seus discípulos e os encontrou dormindo. Ao longe, ouviam-se passos fortes. Judas entrou no Jardim das Oliveiras. O capitão da guarda e muitos soldados vieram com ele. Estavam armados
Judas, imediatamente, avançou na direção do mestre:
 (texto dos evangelizandos)
- Salve, Mestre – saudou Judas, beijando-o no rosto. Era o que estava combinado com os guardas: Judas o identificaria com um beijo.
- Então, é para isso que você veio aqui? – indagou Jesus, fixando Judas com muita compaixão. – Com um beijo você me entrega?
Jesus, voltando-se para os guardas, perguntou-lhes:
- A quem vocês buscam?
- Buscamos Jesus, o Nazareno.
- Jesus sou eu! Respondeu o mestre.
- Prendam-no! – ordenou o capitão da guarda.
Os guardas amarraram os braços de Jesus e o levaram a Caifás, o sumo sacerdote.

 AULA

Quem foi Judas?
Judas Iscariotes era um dos doze discípulos de Jesus. Ele era muito orgulhoso e apegado aso bens materiais. Seguia Jesus, pensando que o Novo Reino de que o Mestre falava, seria erguido aqui mesmo, na Terra, e que Jesus seria coroado Rei. Ele, Judas, como seu discípulo, teria o cargo importante. Mas Jesus o conhecia profundamente, e sempre, o aconselhava a modificar-se. Jesus podia, através da Dupla vista ou espiritual, saber tudo o que se passava ao seu redor, inclusive "ver" pensamentos.

Por ser um Espírito muito evoluído, Jesus tinha qualidades excepcionais, como a Dupla Vista. Ele podia penetrar nos pensamentos. Quando, durante a Santa Ceia e no Sermão do Monte. – Jesus anuncia que um dos discípulos ali presentes o trairia, estava penetrando no pensamento íntimo de Judas. Este já havia combinado com os sacerdotes que entregaria Jesus e havia recebido a quantia combinada de TRINTA MOEDAS DE PRATA, preço de qualquer prisioneiro. Neste momento, Judas não estava arrependido e sim planejava como entregar o Mestre e Amigo aos sacerdotes.
O que Judas fez está errado, mas temos que levar em consideração sua pouca evolução e seu apego as coisas materiais, como o dinheiro que recebeu.

ATIVIDADE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário