23 de março de 2011

NATUREZA COMO OBRA DE DEUS

  • Prece Inicial 
  • Contar a história: A NATUREZA  
A Natureza


         - Não, mãe. Não vou molhar as plantas. Não gosto da natureza!
         - Mas, filha, a natureza não são apenas as plantas. A natureza foi criada por Deus e é um presente. Ela inclui as plantas, os animais, as flores, a água, o ar, a chuva, o mar, o céu, as nuvens...
         - Não me interessa, mãe. Por mim a natureza não precisava existir.
         A mãe de Márcia silenciou por alguns minutos.
         - E se ela não existisse pra você, por um dia?
         - Por mim tudo bem, retrucou a garota. Seria muito bom.
         - Então está combinado. Amanhã não haverá natureza na sua vida. Que tal?
         Márcia desconfiou um pouco da proposta da mãe, mas concordou. Ela achou que seria bom não ter que regar as plantas, varrer as folhas do pátio ou cortar a grama.
         No dia seguinte, quando acordou, foi lavar o rosto e escovar os dentes, mas não havia água. Foi colocar o seu uniforme da Escola, mas não achou a camiseta. Chegando na cozinha, não encontrou seu café pronto. Na mesa apenas um bilhete:
         "O leite vem da vaca. O açúcar tem sua origem na cana-de-açúcar e o café é uma planta também. O pão vem do trigo e as frutas também tem sua origem na natureza."
         Márcia achou bom poder sair sem tomar café, pois estava sem fome mesmo e a mãe não insistiria para ela comer. Perguntou pela camiseta do uniforme, mas a mãe respondeu que era de algodão, que era uma planta e que, portanto, não poderia vesti-la naquele dia. Sentiu falta de Vivi, sua gata, que sempre lhe dava bom-dia com um carinho especial, mas logo ficou sabendo que ela estava passando o dia na vizinha, pois os animais eram parte da natureza.
         Quando entrou no carro a garota achou engraçado a mãe lhe dizer para ir de olhos fechados até a escola, mas ficou sabendo que era para não ver as árvores e as flores que deixavam o caminho tão bonito na primavera.
         Na escola, quando abriu a mochila não encontrou seu caderno e os lápis, mas apenas um bilhete:
         "O caderno e o lápis vêm das árvores. Um beijo. Sua mãe."
         Chateada, pediu uma folha e um lápis emprestado. Na hora do recreio, no lugar de seu lanche havia outro bilhete:
         "Não achei nada para você comer que não viesse da natureza. Sinto muito."
         Ao chegar em casa, sentiu o cheiro do almoço e foi conversar com sua mãe.
         Neste momento da história o evangelizador pode questionar os evangelizandos: O que vocês acham que ela fez? O que vocês fariam?
         Ela estava com fome e arrependida da bobagem que disse no dia anterior. Enquanto ela conversava com a mãe, admitindo que não podia viver sem a natureza, Vivi, a gata, veio lhe dar as boas-vindas.
         A mãe abraçou carinhosamente a filha e pediu que ela fizesse a prece antes do almoço, como era costume da família. Naquele dia, Márcia pediu perdão a Deus e agradeceu ao Criador por Ele ter criado a natureza, pois percebeu que ela é um presente de Deus para os seres humanos, e que sem ela não seria possível viver neste planeta.
Claudia Schmidt

  • Discutir sobre a História ressaltando tudo que devemos fazer para preservar a Natureza. 
- Desligar a luz dos ambientes quando estiverem vazios. Usar mais a luz natural. Abrir janelas, cortinas, persianas. Além de economizar na conta de luz, melhora o nosso humor e faz bem à natureza (quanto mais luz gastarmos, mais necessidade há de novas fontes de energia, como as hidrelétricas).
- Use o menos possível a secadora de roupas. Não coloque roupa para secar atrás da geladeira, pois consome mais energia elétrica.
 - Não use a mangueira como vassoura para lavar as calçadas. Pode ser usada a água da máquina de lavar roupa.
- Economizar água: quando escovar os dentes, fechar a torneira; tomar banhos rápidos; usar a água somente após ensaboar a louça.
 - Prefira consumir frutas e verduras da estação, pois são mais baratas e mais saudáveis e precisam de menos transporte, diminuindo o gasto de combustíveis e assim poluindo menos.
 - Não jogue óleo pelo ralo da cozinha. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Armazene o óleo e doe em locais onde irão utilizá-lo para fazer sabão.
 - Evite jogar o material plástico no lixo comum, separe para reciclagem. O material plástico demora mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente.
 - Plante uma árvore. Ela pode absorver até uma tonelada de gás carbônico durante sua vida, além de ser um ótimo abrigo para aves.
 - Suba pelas escadas. Além de um bom exercício, poupa a luz que o elevador gasta.
 - Junte a água da chuva para lavar as calçadas, molhar as plantas, limpar a casa. Mantenha a água para ser utilizada depois, em recipientes com tampa, para evitar a proliferação de doenças como a dengue.
- Podemos gastar menos papel, evitando a derrubada de muitas árvores.
- Ir a pé, de ônibus, de carona ou de bicicleta para o trabalho.
- Jogar lixo no lixo, para evitar a poluição nas ruas e nos rios.
- Cuidar das plantas da casa, além de renovarem o ar traz harmonia ao ambiente.
- Não cortar as árvores, ajudando a melhorar a qualidade do ar.
- Não arrancar as flores.
-Não matar/caçar os animais.
- Cuidar dos seus animais de estimação (dando alimentação e higiene a eles).
- Selecionar o lixo para preservar a natureza e a nossa saúde.

Não só o lixo e a poluição do ar prejudicam o nosso planeta, mas também os pensamentos, as palavras e ações negativas enchem a psicosfera de energias prejudiciais a todos.
É responsabilidade de todos preservar o planeta, amando e cuidando dos animais, plantas e meio ambiente, são obras de Deus, um presente Dele para nós, pois sem a natureza não existe vida física em nosso planeta.
No futuro próximo, ou em outras existências, colheremos o que plantarmos hoje, isto é, habitaremos o planeta que ajudamos a construir.

Criar com a turma um cartaz para o Centro para auxiliar as pessoas a preservar a Natureza.

  • Prece de Encerramento
ATIVIDADES

Desenhar seguindo o modelo 
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário