27 de março de 2011

Cuidado com os animais

  • Prece Inicial
  • Contar a história - O menino cão 

Horácio é um garoto de 10 anos que ganhou no último aniversário um cãozinho chamado Cafuné.
Outro dia, algo diferente aconteceu: Horácio acordou na casinha de Cafuné, mas não se lembrava de ter ido até lá. Logo reparou que a casinha precisava de uma boa limpeza, coisa que Cafuné não sabia fazer. O cão não estava e também não havia água limpa para beber.
Quando o menino tentou sair da casa, percebeu que ele, Horácio, era Cafuné. Assustou-se e foi pedir ajuda à mãe. Dona Eunice mandou que o cão fosse brincar lá fora.
Confuso, o menino-cão foi deitar-se à sombra. Percebeu então que ele pensava como um garoto, mas as outras pessoas achavam que ele era Cafuné, seu cão. Achou seu corpo um pouco estranho: precisava de um banho e, além disso, havia alguns sinais estranhos, parecidos com cicatrizes. Do que seriam? Veio então à sua mente a lembrança de um dia em que estava brincando com Cafuné e seu pai mandou que parasse, pois estava machucando o animal. Deve ter doído bastante. Como ele havia sido ruim com seu companheiro de brincadeiras... Seria mais cuidadoso da próxima vez. Haveria uma outra chance?
De repente, Horácio sentiu uma forte coceira. Pulgas! Ele estava cheio de pulgas! Logo lembrou-se que há muito tempo não levava Cafuné ao veterinário. Ultimamente o garoto tinha andado muito ocupado e havia esquecido de prestar os cuidados que um bichinho de estimação merece, incluindo brincadeiras, banho, água fresca, comida, carinho e atenção.
Triste e preocupado, o garoto ouviu sua mãe gritar:
- Horácio! Ao sair correndo, o menino-cão tropeçou em uma pedra e ... acordou em sua cama, com Cafuné lambendo suas pernas.
Perto dali, o espírito protetor de Horácio sorriu, com a certeza do dever cumprido, pois o menino havia aprendido a lição.

Claudia Schmidt
Seara Espírita Junho/2005.
Fonte - Aula Respeito aos animais II - SEARA DO MESTRE

Conversar com as crianças sobre os animais.

a - Quem tem bichinho de estimação? Quem já teve algum bichinho de estimação? Lembrar que, às vezes os pais não permitem que a criança tenha um animal, por algum motivo: moram em apartamento, a casa fica muito tempo sozinho, as crianças são pequenas e não sabem ajudar a cuidar.

b - Como cuidá-los? Água, alimentação, higiene, vacinas, carinho, não ferir com brincadeiras violentas.

c - Qual a utilidade dos animais? Citar exemplos de animais e como são importantes para a vida na Terra. (Os animais mantém o equilíbrio da criação e embelezam a natureza e quando domesticados se tornam nossos amigos. Eles fazem parte da harmonia do Universo e são úteis ao homem e à natureza.)

d - Os animais são criação de Deus. Eles são seres vivos criados por Deus e merecem nosso carinho, respeito e amor.

e - Existem instituições que cuidam dos animais abandonados. Nesses lugares eles recebem comida, carinho e um lugar para viver. Sempre que possível devemos ajudar a mantê-las. Existem associações que fazem pesquisas para vacinas e remédios que tem origem nos animais.

f - É importante preservar e viver em harmonia com os animais.

Os animais são criados por Deus. 
Devemos amar e respeitar os animais.
 Deus criou os animais. 
Eles são seres vivos, possuem sensibilidade e 
podem sentir alegria e sofrimento.
Os animais de estimação necessitam de cuidados 
como água, alimentação, higiene, vacinas e carinho.
Devemos amar e respeitar os animais. 
Eles também estão evoluindo. 
Cabe aos seres humanos proporcionar 
a eles condições para que vivam em harmonia 
com a natureza e possam cumprir o papel 
que lhes cabe na criação.

O que devemos fazer com os animais que estão em extinção?
Como podemos salvá-los. Todos temos que fazer a nossa parte.

ATIVIDADE CLASSE 
Jogo dos bichos. Cada evangelizando irá sortear um bicho e através de mímica fazer com que os colegas tentem adivinhar qual é o bicho. A mímica é de cuidados com aquele animal. Caso ninguém descubra, usar o quadro para desenhar o seu habitat. Se mesmo assim não adivinhar, ai tentar pelas características.
Para imprimir, clique na imagem para amplia-la e depois imprima, corte e coloque em uma caixa para o sorteio. 


  • Prece de encerramento
 ATIVIDADE 


Nenhum comentário:

Postar um comentário