23 de março de 2011

Família

  • Prece Inicial
Esta aula escolhi para dar um dia antes dos Dia das Mães.

Fonte: Seara do mestre
Edicoes gil - Cartão

  • Técnica de sensibilização: 
Solicitar aos alunos que sentem confortavelmente, relaxem todo o seu corpo, fechem os olhos e tentem imaginar tudo o que a evangelizadora vai dizer (colocar uma música suave para auxiliar no relaxamento). 
         
            "Imaginem-se saindo da escola, está um lindo dia, o sol brilha no céu azul, há flores por toda parte, uma brisa suave afaga o seu rosto. Você está percorrendo o caminho de volta para casa, sozinho.
 Ao chegar em casa você abre a porta. A casa está em silêncio, você vai percorrendo os cômodos e não encontra aquelas pessoas que fazem parte de sua família. 
 Nesse momento vocês devem chamá-los, mentalmente, pelos seus nomes. Chame-os diversas vezes. Ninguém responde. 
Você percorre todas as dependências da casa e não encontra ninguém. Chame mais uma vez..
Finalmente eles aparecem. Quem são? Identifique um a um quem são.
Eles estão contentes em ver você.
Abrace-os mentalmente, sinta o seu carinho, o amor que há entre vocês. 
Sinta-se abraçado, amado.
Você agora está se sentindo muito bem. 
Agora você pode abrir os olhos lentamente."
        
Conversar com os evangelizandos, solicitando que eles digam o que sentiram quando imaginaram-se sozinhos.

         Questionar:

         Como eles se sentiram quando não encontraram ninguém em casa?

         Quais foram as pessoas que eles abraçaram?

         O que eles sentiram nesse momento de afeto?

         Qual a importância da nossa família em nossas vidas?

         
O que significa o quarto mandamento recebido por Moisés: "Honrai o vosso pai e a vossa mãe? 
Perguntar qual o significado de amor e respeito filial. 
Lembrar que esses sentimentos estendem-se aos pais adotivos e também a todas aquelas pessoas que são responsáveis por nós. 
A família é formada não só pelos laços de sangue, mas também por laços espirituais. Os familiares que já desencarnaram continuam fazendo parte da família.
Devemos respeitar nossos pais. Existem pais bravos, violentos, impacientes, amorosos, atenciosos, distraídos, de todos os tipos. Nós temos que aceita-los da maneira que eles são. Deus na sua infinita bondade e justiça, nos coloca na família certa para que possamos aprender. Estamos na família que nos ajudará a evoluir. Por isso temos que ser pacientes, quando for necessário, agradecer por eles existirem e que temos a chance de pertencer a essa família justa, na medida certa para nós.
Em forma de agradecimento a um integrante da família que será lembrado muito neste domingo(Mãe), vamos esquecer do presente material, pois nem sempre podemos dar, vamos homenagear nossa mãe com um abraço bem apertado, um super beijo, uma canção, e por que não um cartão que podemos deixar no café da manhã da mamãe, para ela começar o dia cheio de alegria no coração. Iremos confeccionar um cartão bem bonito para demonstrar mais uma vez o nosso amor por ela.
Não podemos esquecer que muitos não tem mais sua mãezinha por perto, e por isso estes, devem homenagear aquela pessoa que se dedica na sua criação( a avó, ou tia, ou amiga, ou nossa mãe adotiva). Não devemos esquecer a nossa mãe espiritual, Maria, que foi uma grande mulher, escolhida para ser a mãe de Jesus, um espírito super iluminado. Quando necessitarmos de nossa mãe e ela não esta por perto, vamos elevar nosso pensamento a MARIA, nossa mãe espiritual e pedir que ela nos ajude, ela estará sempre do nosso lado, pois ela é mãe e sabe o que é melhor para a gente.
CONFECÇÃO -  CARTÃO DIA DAS MÃES 


Fonte: Edicoes gil 




O modelo dado no site Edições Gil com algumas adpatações

OBJETIVO GERAL: Refletir sobre a função materna em nossas vidas e lembrar da pessoa que a exerce.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Confeccionar um cartão coompreendendo o seu significado.

MATERIAL:  
  • Papel camursa cores verde, e o outro cor da flor.
  • Papel Duplex (para o cartão)
  • Foto rosco criança
  • Canetinha ou lapis de cor
  • Uma mensagem para dia das mães
  • tesoura e cola 
MODO DE FAZER:
Para fazer o cartão dividir o papel DUPLEX em quatro ( para 4 cartões) e dobrar ao meio.

Para fazer a "semente", que vai na frente do cartão, recortar um círculo de papel camurça, de tamanho pequeno.

Flor - confeccionar duas flores, uma será simples, cortada e colada no cartão, a outra será dupla, que será imã de geladeira.
Para a flor do imã, colar um papel camurça sobre o outro (de modo que fique aparecendo a camurça nos dois lados, frente e verso.). Desenhar a flor e recortar. 
Para a Flor simples - recortar uma flor, e colá-la no cartão.
Utilizar dois imãs (esses de propaganda), recortados em forma de círculo: um grande (4cm) que vai atrás da flor dupla(frente e verso) e um círculo menor (2,5 ou 3cm) para o miolo da flor do cartão. 

  Pedir que os evangelizandos tragam uma foto (3x4 cm) que será colada na flor dulpa do imã de 4cm de diâmetro. No caso de não ter a foto, escrever o nome do evangelizando no meio da flor (frente e verso). Outra sugestão é tirar fotos com antecedência dos evangelizandos e imprimir colorido.
As crianças montarão a flor na sala de aula, e adornarão como quiseram. Imprimir a mensagem do cartão ou pedir que eles mesmo escrevam.

MOLDE FLOR

SUGESTÃO DE MENSAGEM

Dia das Mães

Neste dia, minha mãe
Eu quero tanto te ver sorrir
Eu te ofereço com devoção
Todo o amor do meu coração
Em qualquer tempo ou lugar
Além da vida, além do mar
O amor será a nossa ligação
Dois corações em eterna união
Eu te agradeço, minha mãe
Por teu carinho, por teu amor
Te deixo toda minha gratidão
Que Jesus te dê proteção

Mãezinha querida:

No seu dia abençoado, quando tantos salões se abrem, festivos, para glorificarem seu nome, quero contar-lhe que é em você que eu penso todos os dias.
Quando volto à casa, depois dos estudos, com os dedos manchados de tinta, penso em você para guardar meus livros e lavar minhas mãos.
Quando alguém me aborrece ou magoa, corro para você com o desejo de ocultar-me em seu colo.
Quando o cansaço me encontra, cada noite, busco você para dormir tranqüilamente.
Mãezinha, quando eu errar, não me abandone... Ampare-me nas asas doces dos seus braços e ensine-me a andar no caminho reto.
Você ainda não viu quanto a amo? Fico triste se você chora e estou alegre quando você sorri.
Por onde vou, sua imagem está sempre comigo, porque você é o Anjo que Deus colocou na Terra para guiar-me os passos.
Adoro você, estou em seu carinho, como a flor no coração amoroso da árvore...
Por isso, Mãezinha querida, penso em você, não somente hoje, mas sempre, eternamente...

(Antologia Mediúnica-Mãe -Meimei -
  Francisco Cândido Xavier)


  •  PRECE DE ENCERRAMENTO 
ATIVIDADE 



******************************************
AULA - FAMÍLIA



Prece Inicial

Contar a História
Família ideal 

         Enquanto ia para a Evangelização Infantil no Grupo Espírita, Jô lembrou que, em sua escola, a próxima semana seria a Semana da Família. Ela não gostava dessa data porque seus pais não moravam juntos e, no ano anterior, seu pai trouxe a namorada para a festa da escola.

         Quando a aula de Evangelização iniciou, Jô descobriu que o assunto era Família. Ela se escondeu atrás de um livro, pois não queria falar sobre isso.

         Mas logo se interessou pelas fotos e gravuras de várias famílias: algumas com a figura do pai, da mãe, dos filhos e avós; em outras, o pai desencarnou e na foto estavam apenas a mãe e os filhos; havia uma em que os pais se separaram e moram em casas diferentes, e outra em que o filho mora com a mãe e há muito tempo não vê o pai porque ele mora em outro Estado.








         Logo as crianças começaram a contar sobre suas famílias: Fábio mora com os pais e os avós; a mãe de Edu desencarnou e ele mora com o pai; José mora com a mãe e o pai, e seu irmão mais velho mora em outra casa com a esposa e os filhos; Gil mora com a mãe, seu pai mora em outra casa, e seus avós vivem em outra cidade. Jô contou que seus pais se separaram, e que ela mora com a mãe e os irmãos.

         A evangelizadora explicou, então, que família não são apenas as pessoas que moram na mesma casa, mas as que estão unidas por laços de afeto. E que os pais que desencarnaram não deixam de fazer parte da família, apenas estão morando no Mundo Espiritual, e que de lá amam seus filhos e zelam por eles.
         - Então, qual a melhor família? - perguntou Adriana, a evangelizadora.
         Ninguém respondeu. Jô pensou em uma família com pai, mãe e filhos, todos morando na mesma casa.
         A evangelizadora olhou para um aluno e apontou dizendo: - A sua! Apontou para outro e disse a mesma coisa. E assim fez com todas as crianças.
         E concluiu:
         - Não existe uma família ideal. Cada um tem a família certa para si. Existem apenas diferentes tipos de família, cada uma com suas características, mas cada família é especial!
         Aos poucos, as crianças compreenderam que cada um reencarna na família que é a mais indicada para o que precisam aprender nesta vida. E que família é um grupo de pessoas que se reúnem para se ajudarem e evoluírem juntas.
         No final da aula, Jô desenhou sua família: a mãe, o pai, os irmãos, e os avós que já desencarnaram; afinal, aquela não era uma família diferente, mas uma família especial, a sua família.
Cláudia Schmidt


As famílias não são iguais, 
mas cada um tem a família necessária para crescer e 
aprender coisas importantes para ser feliz. 
  • Cada pessoa que faz parte da família tem características físicas e gostos diferentes. Uns são magros, outros mais gordos, uns baixos, outros altos, uns gostam de comer chocolate, outros gostam de tomar sorvete, uns são alegres outros bravos, uns pacientes outros intolerantes, mas cada um tem qualidades especiais e todos são importantes.
  • Os nossos amigos podem ter famílias diferente da nossa, mas todas são importantes. Devemos respeitá-las e demonstrar o nosso carinho através da amizade. 
  • Não existe uma família ideal. Cada um tem a família certa para si. Existem apenas diferentes tipos de família, cada uma com suas características, mas cada família é especial! 
  • Cada um reencarna na família que é a mais indicada para o que precisam aprender nesta vida. 


O que significa o quarto mandamento recebido por Moisés: "Honrai o vosso pai e a vossa mãe? 

Qual o significado de amor e respeito filial. Esses sentimentos estendem-se aos pais adotivos e também a todas aquelas pessoas que são responsáveis por nós. A família é formada não só pelos laços de sangue, mas também por laços espirituais. Os familiares que já desencarnaram continuam fazendo parte da família.

Devemos respeitar nossos pais. Existem pais bravos, violentos, impacientes, amorosos, atenciosos, distraídos, de todos os tipos. Nós temos que aceita-los da maneira que eles são. Deus na sua infinita bondade e justiça, nos coloca na família certa para que possamos aprender. Estamos na família que nos ajudará a evoluir. Por isso temos que ser pacientes, quando for necessário, agradecer por eles existirem e que temos a chance de pertencer a essa família justa, na medida certa para nós.

Em forma de agradecimento a um integrante da família que será lembrado muito neste domingo(Mãe), vamos esquecer do presente material, pois nem sempre podemos dar, vamos homenagear nossa mãe com um abraço bem apertado, um super beijo, uma canção, e por que não um cartão que podemos deixar no café da manhã da mamãe, para ela começar o dia cheio de alegria no coração. Iremos confeccionar um cartão bem bonito para demonstrar mais uma vez o nosso amor por ela.

Não podemos esquecer que muitos não tem mais sua mãezinha por perto, e por isso estes, devem homenagear aquela pessoa que se dedica na sua criação( a avó, ou tia, ou amiga, ou nossa mãe adotiva). Não devemos esquecer a nossa mãe espiritual, Maria, que foi uma grande mulher, escolhida para ser a mãe de Jesus, um espírito super iluminado. Quando necessitarmos de nossa mãe e ela não esta por perto, vamos elevar nosso pensamento a MARIA, nossa mãe espiritual e pedir que ela nos ajude, ela estará sempre do nosso lado, pois ela é mãe e sabe o que é melhor para a gente.

Prece de encerramento
Fonte: Seara do Mestre


ATIVIDADES



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário