13 de julho de 2010

Parábola do Grão de Mostarda

  • Prece Inicial
"O reino dos céus (NOSSA VIDA) é semelhante a um grão de mostarda (PEQUENO), que um homem tomou e lançou no seu campo. Esse grão é, na verdade, a menor de todas as sementes (mostrar a semente), mas depois de crescida é a maior das hortaliças, e se faz árvore, de tal modo que as aves vêm fazer ninho em seus ramos.".

 Os ensinamentos de Jesus são sementes. É só plantar em nossa alma e cuidar para que cresçam e dêem belas árvores de felicidade ( árvores de fraternidade, trabalho, paz, alegria, inteligência e sabedoria).

Pedir para cada evangelizando ir a lousa e escrever o que gostaria de plantar no coração.
Amor, paz, perdão, amizade, caridade, alegria, trabalho, educação, respeito, fé, tolerância, estudo, paciência, cuidado, entre outros.
Deus veio nos deu essa semente, cabe a cada um de nos fazer ela germinar, crescer dentro de nos , se ramificar, espalhar e dar frutos.

A finalidade desta parábola é mostrar através de uma comparação que acontece com o reino de Deus o mesmo que acontece com a semente plantada. É algo que teve um inicio tão pequeno, tão humilde, mas será mais tarde uma apoteose. O importante na parábola é mostrar o contraste entre o início e o fim do processo.
    O modo como Cristo apresenta isto para os judeus é o mesmo usado desde antes, quando sempre a imagem de uma grande árvore significa um grande Reino.

Jesus comparou para ensinar coisas importantes. O Amor pode estar escondido no coração como uma sementinha. Quando ele cresce e se espalha fora de nós, muitas coisas acontecem. ( passamos a gostar de ajudar ao próximo, amar a família, sentir falta de Deus e da oração, ficar feliz, gostar de ver todos felizes, pensar nos outros)

Sabemos que as sementes cresceram quando nossas atitudes se modificam (cultivo). Não sentimos mais raiva das pessoas... Obedecemos nossos pais... Ajudamos os que estão famintos...


  • Atividade em classe – Desenhar em uma cartolina verde varias folhas de ÁRVORE, recortar , fazer um furinho e amarrar um barbante ou fio, DAR UMA FOLHA A CADA UM E PEDIR ESCREVAM O QUE GOSTARIAM DE CULTIVAR.
  • DEPOIS PEDIR QUE COLOQUEM NA ÁRVORE DA VIDA.
A árvore, fizemos com um pedaço de galho seco que fixamos em uma latinha de achocolatado cheia de pedras.
  • PRECE DE ENCERRAMENTO
ATIVIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário