11 de julho de 2010

Origem e natureza dos Espírito

UM FRASCO DE PERFUME, onde o vidro é o corpo material, o perfume é o perispirito e o cheiro, a essência é o espírito.
O ABACATE. A casca é o corpo físico, a polpa é o corpo fluídico e a semente é o espírito. A semente é o espírito porque quando ela deixa aquele abacate, pode voltar pra terra e nascer um outro abacate a partir dela.

  • MOSTRAR BONEQUINHO E EXPLICAR SOBRE A LIGAÇÃO DO ESPÍRITO COM O CORPO. O ESPÍRITO PRECISA DO CORPO PARA REENCARNAR E PODER EVOLUIR. TODAS AS NOITES O ESPÍRITO SE DESPRENDE DO CORPO FÍSICO, E TRABALHA, PASSEIA, ANDA PELO PLANO ESPIRITUAL. DAR O CELOFANE PARA QUE CORTEM O SEU ESPÍRITO COMO QUISEREM.



Falar dos cuidados com Corpo que nos foi emprestado, cuidar da alimentação, higiene. (fazer perguntas a eles), e como cuidar do Espírito.

Cada Perispírito adquire a forma do corpo da sua última encarnação para ser reconhecido por seus familiares e seus amigos no plano espiritual, os espíritos mais evoluídos podem escolher.

Cada planeta tem um fluido universal diferente com isso o corpo, o espírito e o perispirito adquirem formas diferentes ( mostrar livro dos espírito infantil)

  • PRECE DE ENCERRAMENTO
  • DAR ATIVIDADES E O BONEQUINHO PARA PINTAR.
CONFECÇÃO BONECOS
Corpo - Imprimir os bonequinhos na cartolina ou algum papel mais duro, dar um bonhequinho para cada criança pintar, depois de pronto dobrar ao meio, cortar deixando bastante borda, colar as laterais deixando a parte de baixo aberta.
 CORPO - Bonecos para pintar
Perispírito - Imprimir os bonequinhos coloridos, ou os mesmos acima (branco e preto) no papel acetato grosso próprio para impressão. Cortar rente.

PERISPÍRITO - Bonecos coloridos
Espírito - Cada criança corta o seu espírito da forma que quiser ( chama, coração, estrela, sem forma, etc.). O espírito é feito com papel celofane colorido. Colar onde quiser na parte de trás do perispírito.
Cordão de Prata - Colar um pedaço de fitilho ou barbante, uma ponta na parte de baixo do perispírito e a outra ponta na parte de baixo dentro do corpo, ou seja, abra o envelopinho do corpo e cole lá dentro.
BONECO EVANGELIZADOR
 ATIVIDADES

___________________________________________________

Aula 2
CORPO – ESPÍRITO – PERISPÍRITO
  • Prece Inicial.
  • Já estudamos no ano passado e nas aulas passadas que Deus criou tudo, o universo, os planetas, as plantas , os animais e o homem. Hoje estudaremos o homem. Nós não somos só formados de corpo físico. Nossa essência está no nosso espírito.


 Somos formados de Corpo Físico – Perispírito e Alma.

Quando a alma está ligada ao corpo durante a vida, tem duplo envoltório: um pesado e grosseiro e perecível, que é o corpo; outro fluídico, leve e indestrutível, chamado perispírito.

Existem, portanto, no homem, três elementos essenciais:  Exemplificar com Bonequinho
  • A alma ou Espírito, princípio inteligente onde residem o pensamento, a vontade e o senso moral;
  • O corpo, envoltório ou corpo material que põe o Espírito em relação com o mundo exterior;
  • O perispírito, invólucro ou corpo fluídico, leve, servindo de intermediário entre o Espírito e o Corpo.”
A união da alma, do perispírito, e do corpo material constitui o homem.

A alma e o perispírito separados do corpo constituem a ser a que chamamos Espírito.


NOTA DE ALLAN KARDEC:
• A alma é assim um ser simples;
• O Espírito um ser duplo, e
• O homem um ser triplo.

O perispírito é o órgão de transmissão de todas as sensações do Espírito. O corpo recebe uma sensação que vem do exterior, o perispírito que está ligado a esse corpo transmite essa sensação e o Espírito, que é o ser sensível e inteligente a recebe. E vice-versa: quando o ato é de iniciativa do Espírito, o perispírito transmite e o corpo executa.

O perispírito não ele é expansível, irradia para o exterior e forma em torno do corpo uma atmosfera que o pensamento e a força de vontade podem dilatar com maior ou menor intensidade.
O perispírito é o intermediário pelo qual se processa a transferência dos fluidos, da energia, nos processos de curas e passes espirituais.

A sede da Memória e a sede dos sentimentos estão no espírito. É o Espírito quem ama, sofre, pensa, é feliz, triste, ou seja, é nele que residem todas essas sensações ou faculdades. O perispírito é apenas o órgão que transmite todas essas sensações, portanto, é um instrumento a serviço do Espírito. Logo, segundo Kardec, é in¬correto dizer que é no perispírito que ficam marcadas ou gravadas certas memórias ou atos do Espírito durante sua vida. Como já vimos, o perispírito é matéria, não pensa nem tem memória. Isso são atributos do Espírito.

Perispírito, em cada encarnação, que se modela para o corpo físico.

O Perispírito, pela vontade do Espírito, é formado dos Fluídos Ambientes do mundo que o Espírito vai encarnar. Cada planeta tem um fluido universal diferente com isso o corpo, o espírito e o perispirito adquirem formas diferentes (mostrar livro dos espírito infantil)

O Perispírito exerce papel fundamental na mediunidade. Pelo contato do Perispírito do médium com o Perispírito do Espírito desencarnado é que se dá a manifestação mediúnica.
ESPÍRITOS PERFEITOS OU PUROS

SÃO MUITO FELIZES. AJUDAM TODOS A SEREM BONS, E POSSUEM LUZ, PORQUE ESTÃO MAIS ADIANTADOS OU EVOLUIDOS.
QUANTO MAIS EVOLUIDO O ESPÍRITO FOR FICANDO, MAIS SUAVE - LEVE SERÁ O PERISPÍRITO.

QUANTO MENOS EVOLUIDO FOR O ESPÍRITO, MAIS DENSO, PESADO SERÁ O PERISPÍRITO.
ESPÍRITOS IMPERFEITOS, IGNORANTES QUE DESEJAM O MAL, são revoltados, destroem as coisas, dominam à força os outros, gostam de ver todos tristes, têm perispíritos mais grosseiros e sem brilho.

Importante

Temos que cuidar do nosso corpo, pois ele nos foi emprestado para podermos aprender nesta vida. Como podemos cuidar da nosso corpo? Alimentação, higiene.
Como podemos cuidar do nosso Espírito? Praticando o bem, tendo uma vida regrada, estudando a doutrina, praticando a caridade.

Cada Perispírito adquire a forma do corpo da sua última encarnação para ser reconhecido por seus familiares e seus amigos no plano espiritual, os espíritos mais evoluídos podem escolher.

  • PRECE DE ENCERRAMENTO.
Atividade

__________________________________
Aula 3
Origem e Natureza dos Espíritos 
(Livro dos Espíritos)


6 comentários:

  1. Sou Evangelizadora ha algum tempo, e fico tentando inventar dinamicas e atividades que chamem a atenção de meus alunos. Amei essa página, voltarei aqui sempre!
    Att.

    Miriam Fernandes de Jesus
    Alto Taquari, MT
    sininhodami@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei estas aulas. Muito didaticas e as atividades sao bem interessantes, ajudando na fixacao do conteudo. Parabens!

    ResponderExcluir
  3. adoro fazer a evangelização! nós aprendemos mais

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito! Buscava inspiração pra minha aulinha, aqui achei!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que aula linda, me ajudou muito. Obrigado que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Adorei essas aulas, gostaria de poder usá-las. Simples e bem explicadas

    ResponderExcluir