27 de julho de 2010

Lei ação e reação

  • Prece Inicial
Primeiramente vamos entender duas palavras que iremos escutar bastante nas aulas de Evangelização. LIVRE ARBÍTRIO  

LIVRE ARBÍTRIO = ESCOLHA DE ACORDO COM SUA VONTADE  

Todos nós temos o LIVRE ARBÍTRIO para escolher tudo em nossa vida, escolher nossas ações, escolher nossos amigos, escolher a escola que iremos estudar, escolher o esporte que queremos praticar – escolher nossa roupa. Todos temos esse direito a escolha, só que cada escolha feita por nós terá uma reação, um efeito, tanto pode ser boa como ruim. Esse vai ser o tema da aula de hoje.


LEI DA AÇÃO E REAÇÃO OU LEI DA CAUSA E EFEITO

Iniciaremos com alguns exemplos:
  • Cada evangelizando ira receber um PAPEL dizendo o que tem que fazer com a pessoa que está ao lado direito, depois escreva seu nome atrás. Lembrando que toda ação deve ser feita com carinho, sem machucar o proximo, é uma brincadeira. (guardar os papeis em uma caixa e esperar o término da aula)
  • Depois daremos uma bolinha para cada evangelizando e pediremos que joguem contra a parede. Interrogá-los sobre o que aconteceu.  ( quem joga forte, volta forte, quem joga a bola fraco, volta bem fraco, quem joga torto, volta mais torto ainda, quem jota reto, volta na mesma direção ).
“Ao jogar uma bola contra a parede, ela imediatamente voltará em minha direção. Da mesma forma, para cada ação que eu desempenho, haverá uma reação. Ao dar felicidade, recebo felicidade. Ao dar tristeza, recebo tristeza. Esta é a Lei da Ação e Reação. Quando sou consciente dela, me torno responsável pelo que digo e faço. Quando entendo essa lei espiritual, me torno criador do meu destino. Eu escolho o destino que eu quero para mim. E inspiro outros a também escolherem seus destinos através do meu exemplo e das minhas ações.”
Brahma Kumaris, Correspondence Course in Raj-Yoga, New Delhi

  • Seu eu jogar para cima pétalas de rosas, o que irá acontecer? Cairão pétalas de rosas. E se eu jogar pedras? Cairão pedras na minha cabeça.

Comentar que cada atitude tem uma conseqüência, por exemplo: 
  • Comer demais (passar mal, dor de barriga);
  • Estudar bastante para uma prova ( írá bem na prova);
  • Não tomar banho (terá cheiro desagradavel, poderá adquirir alguma doença);
  • Tomar muito sol ( ficará queimado e ardendo);
  • Dormir tarde e acordar cedo (passará o dia sonolento);
  • Jogar videogame demais ( mil e umas consequencias);

         Deus é bondoso e justo? Por quê? Deus governa o Universo com base na Lei de Causa e Efeito. Tudo o que acontece tem uma causa e uma conseqüência. Cada pessoa é responsável por suas atitudes e colhe as conseqüências do que fizer. Tudo o que fizermos de bom ou ruim volta para nós.
         As leis dos seres humanos, às vezes, não são cumpridas. Mas as leis de Deus sempre são cumpridas. Elas não mudam e são perfeitas.
         Ex: roubo. O ladrão pode não ser preso ou condenado, mas ele não foge da justiça Divina. Por isso dizemos que Deus vê tudo. Não é necessária a vingança.
         As conseqüências dos atos podem ser positivas, se os atos forem positivos. Ou podem ser negativas, se os atos forem negativos. Os atos podem ser desta vida ou de uma vida anterior.
         Por isso a dor e o sofrimento não são castigos de Deus são apenas conseqüências de atos desta vida ou de uma reencarnação passada.
         Obs.: na nossa aula houve a necessidade de explicar que não devemos julgar ninguém que esta passando por alguma dificuldade (ex.: pessoa deficiente, problemas de saúde, dificuldades materiais), salientando que o espírito pode ter pedido tal dificuldade para evoluir mais rápido. O que importa é nosso respeito e amizade.

  • Retornar à atividade inicial - cada criança tira um cartão da caixa, lê o nome do colega e o procura. Faz para ele o que ele havia feito para o outro. Essa atividade visa que as crianças concluam que tudo o que fazemos aos outros, volta para nós mesmos.
  • Prece de encerramento
ATIVIDADE
JOGO DA MEMÓRIA - Causa e efeito

4 comentários:

  1. Adorei esta sugestão de aula!

    ResponderExcluir
  2. adorei a aula.. vou aplicá-la com meus evangelizandos.. obrigada

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esta aula, meu marido Maurício e eu , já aplicamos com nossos evangelizandos de 04 a 07 anos e foi bem interessante e produtiva. Parabéns pelo blog! É bom contar com a ajuda de vocês, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Este site é ótimo. Tomo-o como referência nos nossos planos de aula para crianças de 7-9 anos desde 2010 até hoje! :)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir