17 de agosto de 2010

Reencarnação dos espíritos



  • Prece inicial 
Vocês já se perguntaram o que estamos fazendo aqui neste planeta lindo chamado Terra?
Vamos pensar um pouco.



Nós nascemos, crescemos; vamos para a escola aprender muitas coisas importantes.
Depois iremos trabalhar, e continuaremos aprendendo sempre.
O tempo passa, e tudo o que vivemos, as dificuldades, as alegrias, amizades, ficam fazendo parte da nossa vida. Como é importante viver!!!
Mas, será que um dia tudo o que aprendemos e vivemos vai desaparecer com a morte?
Os nossos amigos do plano espiritual responderam a Kardec que não, porque a "morte" para os Espíritos não existe.

Nós, Espíritos, passaremos por muitas existências no corpo físico, por isso quando deixamos esta vida na Terra, dizemos que desencarnamos. O corpo físico se deteriora, o Espírito, porém, nunca perece, é eterno.

Os Espíritos da Codificação nos ensinaram que Deus dá muitas oportunidades para nos reeducarmos, por isso chamamos de reencarnação as sucessivas voltas do Espírito a Terra.

A Cada existência, nós, Espíritos, progredimos. O nosso progresso pode ser lento ou rápido. Mas quando escolhermos o caminho do amor, caminhamos rumo à verdadeira felicidade, à evolução.

Se continuamos egoístas, as dificuldades surgem em nossas vidas, e precisaremos de muitas experiências para superar o maior obstáculo para a evolução, que é o egoísmo.
Todos nós teremos muitas encarnações. Quando conseguirmos amar todas as pessoas, sem distinção, trabalhando em favor de todos, como fez Jesus, seremos Espíritos Puros, Espíritos Bem-aventurados, também chamados Espíritos de Luz.

Agora vamos representar as reencarnações de nossa vida, e ver como tudo funciona.
( usar a sala, ou o centro espírita todo e fazer um caminho, neste caminho colocar obstáculos, dificuldades que as crianças terão que passar, mostrar que a primeira vez que passarmos pelo caminho iremos passar com dificuldade, pois não conhecemos, a segunda, já será mais fácil, e a terceira, mais fácil ainda, isso tudo por conhecermos melhor, até o momento que não precisarem passar por este caminho se sim ajudar aos que não conseguem, que é o estado dos espíritos de luz )
Pode-se usar essa história para final de ano( teatro).

História: " Estrada da Vida" 



Imaginemos uma longa estrada (essa seria nosso caminho pelas reencarnações). Em vários pontos dessa estrada, existem florestas que é preciso atravessar. Um viajante caminha pela estrada e chega à primeira floresta, não encontra mais a estrada e se perde. O viajante caminha sem rumo, está perdido! Cansado, e com os pés feridos pelas pedras, chega ao final da floresta e torna a encontrar o caminho e a luz.
 

Mais adiante, muito longe, encontra a segunda floresta, e passa pelas mesmas dificuldades. Mas o viajante tem mais experiência e consegue atravessá-la sem se ferir muito.
Na terceira floresta encontra um lenhador que lhe ensina várias coisas para sobreviver.
O viajante continua sua jornada, cada vez com mais conhecimentos e a viagem se torna mais fácil.
A estrada termina no cume de uma montanha. Lá do alto o viajante observa todo o caminha percorrido, desde a "primeira floresta" até a "última".
Recorda das dificuldades, e elas parecem sem importância, pois ele já sabe como superá-las. Lembra-se do amigo lenhador que o ajudou a atravessar uma delas...
Aparece então um bondoso velhinho que lhe fala assim:
- Filho, você chegou ao término da viagem, vês aqueles viajantes que começam a jornada? Agora tens a experiência. Vai procurá-los e esforça-te para guiá-los com teus conselhos, para que não se percam e cheguem mais rápido.
-Claro, eu irei com prazer. Mas, qual a razão de não existir um caminho reto para chegar ao cume da montanha?
- Os caminhos são muitos – respondeu o velhinho. Mas só um conduz ao término da jornada, e todas as pessoas irão encontrá-lo como você o encontrou, através do trabalho, das dificuldades, do esforço e da prática do bem! Vai, meu filho, vai mostrar a luz aos que estão no início da jornada!
As florestas são as reencarnações, a primeira se passa com muita dificuldade por falta de conhecimento, a segunda, e a terceira e as outras vão ficando mais fáceis de passar por termos mais conhecimento, até que em algum momento percebemos a ajuda e continuamos até chegar ao topo da montanha, estado de "Espíritos puros" ou "elevados", neste momento, onde já aprendemos tudo, voltaremos, desta vez para ajudar aos que estão iniciando a caminhada.

  • Prece de encerramento.
ATIVIDADE

Um comentário: