8 de julho de 2010

2ª Revelação - JESUS


AS TRÊS REVELAÇÕES JESUS
  • Prece Inicial
  • Recapitular as 3 revelações, recordar uma a uma, depois Iniciar a segunda revelação.
  • Contar a história de Jesus mostrando os desenhos colados na parede.



1 - Maria era uma jovem muito bondosa. Ela casou com José, um carpinteiro de Nazaré. Ambos moravam em Nazaré até que ...
 2 – Um certo dia , Maria recebeu a visita de um (anjo), ser espiritual, no caso um espírito superior, que informou que em breve ela seria mãe, daria à luz a um menino. Ela deveria chamá-lo de Jesus, Ele teria uma missão muito importante no mundo.
Obs.: José recebeu em sonho a visita de um anjo que lhe disse que seu filho deveria se chamar Jesus.


Jesus = Salvação - designava Sua missão.
Cristo = ungido (em grego); o mesmo que Messias (em hebraico).
3 - Como José nasceu na cidade de Belém (Judéia) precisaram ir até lá para participarem do Censo, conforme mandava a Lei ,determinado por César Augusto, imperador de Roma. Censo é a contagem da população de determinado lugar. A família de José, que era descendente de Davi, era de Belém.
Maria estava grávida e o Rei tinha ameaçado matar todas as crianças que nascessem naquele período, por causa da profecia de que um Rei estava para nascer e ocupar o lugar de todos os reis. E aconteceu que, estando ali, chegou o dia em que Maria devia dar à luz.
José e Maria tentaram achar uma hospedaria para se acomodarem, mas estavam todas lotadas, restando-lhes como único local uma estrebaria. Foi lá que Maria deu à luz ao menino Jesus. Jesus nasceu em um lugar simples. Já no nascimento nos deu uma lição de humildade. Jesus nasceu em Belém, na Judéia, e cresceu na Palestina.

 4 – A notícia de que havia nascido um grande salvador se espalhou e o menino recebeu a visita de pastores e magos (eram sacerdotes muito conceituados, e se ocupavam de medicina, astrologia e coisas espirituais).
5 - Jesus cresceu em Nazaré e quando garoto e aprendeu a ser carpinteiro como o pai José, aprendendo a fazer móveis de madeira: cadeiras, bancos, mesas entre outras coisas, nos mostrando a simplicidade e a importância do trabalho. Era um menino obediente, educado e ajudava a mãe nas tarefas do lar. Jesus aprendeu a ler e a escrever e estudou as escrituras na Sinagoga de Nazaré.
6 - Quando Jesus tinha 12 anos, foi com seus pais a Jerusalém para uma das festas religiosas dos israelitas. Maria e José se perderam de Jesus, encontrando-o entre os doutores da lei, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam se admiravam de sua inteligência e das suas respostas.

7 - Quando já era um homem adulto, começou a viajar por outras cidades, falando de amor, paz e perdão. Convidou 12 homens para ajudá-lo nessa tarefa: os apóstolos. Ele falava de caridade e que o espírito continua vivo após a morte do corpo físico. Jesus ensinava por parábolas (histórias), sermões e diálogos, sempre com palavras simples. Parábola do Bom Samaritano, do Óbolo da Viúva. Era considerado pelo povo um homem bom, sábio e correto.

8. Gostava de estar e conversar com as pessoas e as crianças.

9. Para que todos os ouvissem seus ensinamentos, subia em lugares altos. Naquele tempo, não existiam microfones e alto-falantes, e ele ensinava através de Parábolas. Um dia, ele subiu em um monte e havia muitas pessoas esperando para ouvi-lo. Ali aconteceu o Sermão da Montanha. E o povo seguia Jesus ouvindo atentamente. E contavam a outros sobre seus ensinamentos durante conversas em praças públicas, mercados, reuniões familiares e etc. Não existiam livros, telefones, rádios e computadores e todas as facilidades que temos nos dias de hoje para nos comunicarmos.

10. Ensinou também como podemos orar: Pai Nosso. Fez muitos amigos, e as pessoas o seguiam por toda parte.


11. Ele curou paralíticos, cegos e muitos outros doentes.
       
12.    Infelizmente, nem todos entenderam as lições de paz e amor de Jesus; alguns acharam que ele queria ser rei aqui na terra, perseguiram e condenaram Jesus a morte. Jesus foi crucificado porque era uma das maneiras de condenar as pessoas à morte naquela época. O corpo de Jesus morreu na cruz. Mas, apenas o corpo físico de Jesus morreu. Seu espírito continua vivo.

13. Ele apareceu, em espírito, para os apóstolos e para seus amigos, provando que a vida continua, em espírito, após a morte do corpo físico.


-*-*-*-*-*-*-

  A mensagem de Jesus é atual e deve ser seguida por todos.
Jesus foi e é alguém muito especial para todos nós. Podemos dizer que Ele é o nosso irmão mais velho, mais evoluído. Também é nosso mestre e exemplo de perfeição que devemos seguir.
Jesus nos deixou lições de amor, perdão, paz e caridade, que devemos seguir todos os dias..
Jesus é só bondade, não se magoa, não se estressa, está acima do mal.
Jesus é chamado de Mestre, porque ensinava os outros, tinha muita sabedoria e vivenciava seus ensinamentos. Ele ensinava a respeito do amor, perdão, caridade, humildade, ajudar o próximo, não mentir.
Jesus era muito amigo das crianças e jovens, as crianças gostavam de Sua companhia. Adorava contar histórias para elas, foi o maior e melhor contador de histórias que já existiu.
Podemos contar sempre com Jesus, quem tem Jesus no coração jamais está sozinho. Nos ligamos a Ele através da prece.
Tudo que fizemos está sendo observado por Jesus. Quando prejudicamos o nosso próximo, maltratamos os animais, mentimos, quando praticamos qualquer ação negativa, podemos esconder de nossos pais, avós, amigos, tios, porém de Jesus jamais, pois Ele está sempre a nos observar. Jesus quer que tenhamos atitudes no bem, pois nos ama e sabe que tudo que fizermos de negativo vai retornar a nós e nos fará sofrer. Assim, também, quando praticamos coisas boas, Ele se alegra e fica mais próximo de nós.
Jesus gosta e protege os animais, pois sabe que são criados por Deus, seres em evolução como nós e merecem nosso respeito e carinho.    


Apresentação "História de Jesus" - Power Point  
Imagens Jesus


  • Prece encerramento
ATIVIDADE



2 comentários:

  1. Adorei esse blog, super completo, eu recomendo!Agora esta muito mais facil de preparar a aula!

    Abraços

    Luana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Obrigado por nos auxiliar com sua dedicação.

    ResponderExcluir