14 de julho de 2010

O paralítico da piscina de Betsaida

  • Prece Inicial
Contar a História :

No tempo de Jesus, eram construídos tanques de pedra, como piscina, para armazenar água que vinha de fontes ou de chuvas.
Nas proximidades de Jerusalém, havia uma piscina bem conhecida, chamada Betsaida. Em certas épocas do ano suas águas se movimentam e os judeus acreditavam ser a mão de um anjo que as movia. Muitos doentes, paralíticos, coxos, para lá iam com esperanças de cura. Diziam que se uma pessoa entrasse nela, assim que as águas se movimentassem, seriam curadas. Nesse lugar, Jesus curou um paralítico.

Era sábado, Um homem que há 38 anos era paralítico estava deitado próximo à piscina. Jesus chegando perto dele perguntou:
-"Queres ficar curado?"
- Não tenho ninguém para me ajudar a entrar na piscina. Demoro para chegar até lá e quando chego, outro já desceu antes de mim.
-"Levanta-te, toma teu leito e vai-te".
Na mesma hora saiu andando, carregando seu leito. Os judeus o repreenderam por ser curado e por transportar o leito em dia de sábado. Era um dia que não faziam nada.
" No mesmo dia, torna a encontrar-se com Jesus no Templo; Jesus lhe fala:
-"Vês que foste curado, não tornes a pecar para que não te sucedam ainda coisas piores".
" Os judeus repreenderam Jesus, porque ele havia curado em dia de sábado".
E Jesus lhes respondeu:
- " O meu pai não cessa de trabalhar até hoje e eu trabalho também incessantemente".

Na verdade o que Jesus fez, foi movimentar as energias, chamadas fluidos, com o seu poder de fazer o bem e retirar a doença das pernas do paralítico.
Substituindo o que estava doente e impedia o movimento das pernas por saúde ou normalidade. Foi a Cura instantânea. Para que Jesus pudesse realizar essa cura, houve muita fé do paralítico e também merecimento. Jesus também aconselhou o paralítico que não fizesse maldades e que amasse o seu próximo. A medicina hoje tem aparelhos que fazem coisas parecidas, como por exemplo, raio laser, radioterapia, etc. Nesse caso tratamentos, não há a eficiência do poder de Jesus.

Técnica do boneco - levar um boneco feito de papel, com um furo no meio; linha; lã. Passar a linha pelo furo, prender em duas extremidades, de maneira que o fio fique bem esticado. Esfregar a caneta de plástico várias vezes no cabelo ou em um pedaço de lã e aproximá-la do boneco, fazendo com que ele se mexa (com a ação da energia).
         
 Perguntar: se eles sabem o que fez o boneco mexer.
    
Todos possuímos energias que se originam nos pensamentos, sentimentos e atitudes; essas energias podem ser positivas ou negativas. Pedir que os evangelizandos citem exemplos de pensamentos e atitudes e suas conseqüências.

EXEMPLOS: ser amigo, perdoar, prece - salientar a grande força de energia das preces feitas com o coração. Nesse momento o evangelizador poderá pedir que as crianças peguem nas mãos umas das outras ou se abracem, explicando que o carinho é uma forma de energia.

Jesus se utilizava de energia para curar.

Mulher encurvada
O paralítico da piscina de Betsaida
Mulher hemorroíssa
A cura do leproso
O cego de Jericó
A filha de Jairo.

Jesus conhecia a energia que vinha das pessoas; ele só emitia bons fluidos e com eles ajudava muitas pessoas e curava doentes. As pessoas achavam que Jesus fazia milagres. Milagres são acontecimentos que vão contra a Lei de Deus e que não conseguimos explicar. Jesus não fez milagres. Ele curava as pessoas usando energia e muito amor. As pessoas para serem curadas tinham que ter fé e merecimento. Por isso Jesus dizia: "Se tiveres fé" ou "A tua fé te salvou". Jesus curava pelo olhar, através de palavras, à distância, impondo as mãos.
          

Atividade de classe:
Pedir para cada um fazer um pedido. E colar este pedido na geladeira, e pedir com muita fé, ou seja, transmitir bons pensamentos, energias positivas.
A atividade é para a criança perceber que ela possui muitas energias positivas e que pode transmití-las aos outros.

ATIVIDADE


  • Prece de encerramento
Fonte: Brincando e Aprendendo o Espiritismo Volume 1 - Cap.10
Site "Seara do Mestre" - Curas de Jesus

Um comentário:

  1. Em certo momento o estudo fala sobre o poder de Jesus. Em outro diz que Jesus não realizava milagres. Isso confunde as crianças. O milagre é a manifestação do poder de Deus através de Jesus. Hoje os milagres são realizados por pessoas comuns, que crêem em Deus e o servem, pelo nome de Jesus que nos foi dado. Como Ele mesmo ensina na Bíblia: Marcos 16:17,18. em meu nome expulsarão demônios, curarão enfermos. Jesus realizou milagres e relaiza ainda todos os d ias na vida daqueles que crêem Nele. e nada do que Deus faz é por merecimento, pois a B´bilia ensina que somos pecadores, e por isso não sosmos merecedores. é pela graça (favor não merecido) que somos curados e ajudados por Deus, por meio da fé em Jesus. Não pelas obras que fazemos. somo salvos e curados por meio da fé em Jesus e não pelas obras (Efésios 2:8,9). É mais fácil e correto perante Deus ensinar essas crianças a orarem em o nome de Jesus determinando a cura e ficarão curadas, e rarão por outras pessoas e servirão a Jesus assim. simples como Jesus!

    Parabenizo pelo esforço em ensinar crianças, mas é necessário que o ensino seja direcionado por Deus e respaldado verdadeiramente na revelação de sua Palavra, a Bíblia Sagrada.

    ResponderExcluir