18 de agosto de 2010

Importância da Evangelização


  • Prece Inicial 

Distribuir pequenos pedaços de cartolina para que os evangelizandos escrevam o nome, série, idade e alguma coisa boa que aprenderam nas aulas de evangelização (os que nunca participaram da evangelização devem escrever coisas boas que desejam aprender). Recolher os cartões e distribuí-los de modo que cada criança pegue um cartão diferente do seu, e apresente ao grupo o colega que está descrito no cartão que pegou. O evangelizador poderá participar e, se necessário, começar as apresentações.

Contar a história O mapa do tesouro:

Para contar a história, o evangelizador precisará preparar o seguinte material:


1 - Um quebra-cabeça que formará "um grande mapa ", este mapa nada mais é que a planta do centro espírita, ou o local onde será feito a dinâmica. Eu fiz o mapa em papel Kraft, colei no papel cartão, depois na parte de traz desenhei um quebra cabeça e cortei peça por peça. Este mapa tem mais ou menos o tamanho de uma cartolina.
2 - As peças do quebra-cabeça deverão ser previamente separadas, embrulhadas com papel kraft e amarradas com barbante. A quantidade de peças em cada pacotinho vai depender do número de evangelizandos. O ideal seria que cada envangelizando encontrasse um pacotinho. Se tiverem muitos, montar duplas ou triplas. Os pacotinhos deverão ser escondidos no local da dinâmica antes de começar a aula.
3 - Se forem feitos 10 pacotinhos, deverão ser feitos 10 pequenos mapas (tamanho A4). O mapinha mostrará onde estará escondido o pacotinho, ou seja, cada mapinha terá uma marcação diferente. Podem ser utilizadas folhas de papel kraft rasgada para desenhar os mapas. Interessante amassar e formar um rolinho amarrando com barbante, para dar impressão de ser um mapa antigo.
(material: papel kraft rasgado – barbante, se quiser carvão).
4 - Uma caixa que deverá conter o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo e o bilhete da história. 
O mapa do tesouro

Saulo, naquela manhã, não queria ir à Evangelização Espírita Infantil. Sua mãe já havia explicado, inúmeras vezes, que eram lições valiosas, porém, naquele dia foi diferente: ela não disse nada.
Pouco tempo depois, chamou o filho e contou-lhe que havia um tesouro escondido em casa. Disse também que ele tinha uma hora para encontrar o tal tesouro, que por sinal era muito importante.
O garoto imediatamente, aguçado pela curiosidade, se interessou pela "caça ao tesouro". Lembrou que a casa era grande, que haviam muitos lugares, que não sabia exatamente o que procurava e que o tempo era curto.
- Quando você encontrar, saberá que é o que procura - disse apenas a mãe.
Saulo começou, então, a busca pelo tesouro. No início foi divertido, mas em pouco tempo estava cansado. Distraiu-se aqui e ali, e quando viu, o tempo estipulado estava acabando.
- Não achei. Se eu ao menos tivesse um mapa... - reclamou Saulo choroso.
- Aqui está - disse a mãe, estendendo um papel que parecia um mapa, com o desenho da casa e um "x" indicando o lugar.


O que vcs acham de ajudarmos o Saulo achar o tesouro?

Interferência do evangelizador:

Convidá-los a procurar, dividir a turma em grupos e entregar um mapa para cada grupo. Se o evangelizador perceber que eles estão tendo dificuldades poderá dar algumas dicas: localizar a sala no mapa; explicar que os grupos deverão trabalhar unidos para "formar"o mapa para encontrar o tesouro. O tesouro se encontra em um novo mapa ( maior ) que deverá ser formado através de peças de um quebra-cabeça. Ao encontrar o tesouro, pedir que não o abram para o Saulo poder abrir.


Retomar a história e no final convidá-los a abrir a caixa encontrada por Saulo, que deverá conter "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e um bilhete que deverá ser lido pelo evangelizador. Lembrá-los que O Evangelho contém os ensinamentos de Jesus e é uma das obras básicas da Doutrina Espírita. 

Final da história:

Assim, logo encontrou o tal tesouro; seguindo as orientações do mapa, cuidadosamente traçado por sua mãe.
O tesouro!!!
Juntamente com o Evangelho Segundo o Espiritismo existia um bilhete, que estava em uma caixa de papelão. 


Bilhete 

Você encontrou o tesouro! Mas entenda...
A casa é o mundo;
O tempo que você tinha para achar o tesouro representa a sua encarnação atual, que deve ser bem aproveitada.
O tesouro é O Evangelho Segundo o Espiritismo – nele constam os ensinamentos de Jesus, levando-nos à Evolução Espiritual, que é o objetivo de cada Espírito ao reencarnar.
Porém, para encontrar um tesouro é muito importante um mapa.
A Evangelização Infantil é o seu mapa, pois nas aulas de evangelização aprendemos sobre os ensinamentos de Jesus, que são lições importantes de como agir nas diferentes situações que você encontrará durante a vida. Siga o mapa, indo às aulas de Evangelização, que mostram o caminho do amor e da felicidade.
Com amor, Mamãe 
  • Prece de encerramento 




ATIVIDADE
ou



2 comentários:

  1. Gostei muito da sua sugestão...parabéns pela criatividade!
    Um abraço.
    Solange.

    ResponderExcluir
  2. Excelente Trabalho!! Parabéns pelo blog, estou adorando descobrir as maravilhosas atividades postadas e elaboradas com tanto carinho <3

    Cássia

    ResponderExcluir