23 de março de 2011

Maledicência


AULA 1 
  • Prece inicial 
  • Distribuir em cartões, as sílabas da palavra "maledicência". Pedir que as crianças juntem as silabas, descobrindo o tema da aula. 
  • Iniciar contando a história : 
Maledicência

Na escola, os amigos Mary, Fátima, Leon, Fábio e Vinícius adoravam ficar sentados nos bancos do pátio na hora do intervalo, reparando em todos que lá passavam e então comentavam:
- Olha! Lá vem a exibida da Petrô, rebolando pra chamar atenção dos meninos. Fiquei sabendo que ela tirou zero na prova de Português! – exclamava Fátima.
- Isso não é nada! Olha o Nelson, aquele dentuço. Ele nem sabe fazer contas, a única coisa que aprendeu foi chutar latinhas de refrigerante – dizia Leon.
- Vejam o Balofo do Magrão. Que engraçado esse apelido! Ele está mais para Baleia Assassina do que para Magrão. Até parece que ele é magro! Come merenda todo dia e deve pesar uns duzentos quilos!Ah! Ah! Ah! – ria Fábio.
- Ah! Vocês não sabem da última Estão vendo a Patrícia? Me disseram que ela está namorando o Ayrton. Vocês já imaginaram se a mãe dela fica sabendo? Não quero nem imaginar a surra que ela vai levar! – comentou Mary.
E assim eram os comentários maldosos até terminar o intervalo.
Um dia a professora Leonor entrou na classe e propôs:
- Bom-dia! Espero que todos estejam bem, porque na aula de hoje vamos contar ma história. Para isso, preciso de três voluntários.
- Eu! Eu! Eu! Eu! Eu!
Muitas crianças levantaram a mão, as a professora escolheu Leon, Fábio e Mary, propositalmente. Primeiro chamou Leon no corredor, fora da sala de aula e contou-lhe o seguinte:
_ A água é o elemento mais importante para a vida na Terra e este é o único planeta conhecido onde se encontra água no estado líquido. No Brasil existe a maior reserva de água doce do mundo e é, por isso, que devemos cuidar bem dos nossos rios, lagos, represas e nascentes.
- Que legal, professora! E o que eu devo fazer?
- Agora vamos chamar o Fábio e você irá contar esse mesmo fato para ele.
- Mas isso é muito fácil!Deixa comigo! Fábio, você sabia que o Brasil está cheio de água? É tanta água que até escorre pela Terra e quando ela fica encharcada, dá até enchentes! Por isso que não tem vida em outro planeta! Dá um trabalho cuidar dos rios e lagos!
- Muito bem! Leon, pode voltar para a sala de aula e, por favor, chame a Mary. Agora, Fábio, é a sua vez. Conte aquilo que aprendeu para a Mary.
- Mary, no Brasil tem tanta água, que transborda e dá enchente. Tem gente até vindo de outro planeta para cuidar dos rios!
- Ótimo! Agora vamos voltar para sala e Mary vai contar o que aprendeu.
- Queridos amigos, tenho notícias de outro mundo! Para acabar com as enchentes do Brasil, os rios serão levados por gente de outro planeta. Não é demais? – contou Mary.
- Professora! – perguntou Charlie, o aluno mais inteligente da sala - Não posso acreditar nessa mentira. O que está havendo?
- Nada mais grave do que está acontecendo nesta Escola. Apenas disse que a água é o elemento mais importante para a vai da na Terra e este é o único planeta conhecido onde se encontra água no estado líquido, No Brasil existe a maior reserva de água doce do mundo e é por isso que devemos cuidar bem de nossos rios, lagos e represas e nascentes.
- Mas o que a Mary nos disse não tem nada a ver com isso – respondeu Charlie.
-Isso mesmo! Apenas fiz essa brincadeira para alertá-los e que não devemos ficar falando da vida dos outros, como se tem feito durante o intervalo, Isso é muito feio e além do mais, ninguém gostaria que ficassem olhando para si e comentassem sobre seus defeitos ou sobre sua vida, porque as pessoas acabam julgando e modificando os fatos que ouviram.Por isso que eu procuro analisar cada um de vocês valorizando o que cada um tem de melhor,para que possamos todos, aprender e crescer juntos.
Mary, Vinícius, Leon, Fátima e Fábio coraram, sentindo-se envergonhados pelas atitudes que tiveram.

DINÂMICA - Quem conta um conto...

Escolher três crianças para se retirarem da sala,a fim de não escutarem o seguinte texto que será lido para a classe.

O dono da fábrica disse para o funcionário: Na sexta-feira, às 17 horas aproximadamente, o cometa Halley estará visível nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, e explicarei a eles o fenômeno, Se estiver chovendo, não poderemos ver nada. Neste caso, reúna os funcionários no refeitório mostrarei a eles um filme sobre o cometa.
 
Incumbir uma das crianças para passar a mensagem, diante das demais, à primeira das que forem retiradas. Chamar as crianças uma a uma de volta para a sala. A primeira transmite a mensagem que entendeu para a segunda, que, por sua vez, deverá transmiti-la à terceira. A última conta para a turma o que entendeu.

Dar oportunidade para que as crianças comentem a possível distorção da mensagem Original.  

  • Prece encerramento
AULA 2 
  •  Prece inicial
  • Contar a história 
A bolsa ( adaptação) 

Em minha casa, sempre havia reuniões, onde compareciam vários amigos. No fim de uma dessas reuniões, um deles me disse ao despedir-se:
- Gosto de vir aqui, Felipe. É um lugar onde posso dizer tudo o que quero, tendo certeza de que não passará adiante!
Ao ouvir tal afirmativa, falei:
- O elogio, na verdade, cabe muito mais à minha mãe do que a mim!
Contei-lhe que um dia, eu tinha então uns oito anos, estava brincando ao lado de uma janela aberta, enquanto a senhora Silva confiava à minha mãe qualquer coisa de sério a respeito de seu filho, Quando a visitante saiu, percebendo que eu ouvia tudo, mamãe chamou-me e disse-me:
- Se a senhora tivesse deixado a sua bolsa hoje aqui, iríamos dá-la a outra pessoa?
- Claro que não! – respondi prontamente.
E a minha mãe prosseguiu:
- Pois a senhora Silva deixou hoje aqui, uma coisa muito mais preciosa, porque nos contou uma história cuja divulgação poderá prejudicar muita gente. Essa história não é nossa, de modo que não podemos contá-la aos outros. Continua a ser dela, mesmo que a tenha deixado aqui. Assim, não a daremos a ninguém. Você compreende? Compreendi muito bem. E tenho compreendido, desde então, que as coisas que nos contam ou ouvimos, e até mesmo alguma bisbilhotice que alguém deixa de vez em quando em minha casa, são dela, e não minhas, para dar a quem quer que seja. Como alguém que deixasse a sua bolsa.
Quando por qualquer motivo, percebo que não estou agindo de acordo, imediatamente lembro-me da bolsa da senhora Silva e calo a boca em tempo.

DINÂMICA  - Teia de aranha 

Pedir às crianças que se sentem em círculo. O evangelizador, que faz parte do círculo, segura um novelo de lã ou barbante. Inicia uma história e passa o novelo a uma criança que não seja sua vizinha no círculo, segurando a ponta do fio. A criança que recebe o novelo continua a história e passa o novelo a outra que fará o mesmo, formando assim uma teia. Quando estiverem enredadas, devem desfazer a teia, contando outra história para desenredar a primeira.
A dificuldade para desfazer a teia é comparada ao trabalho em anular ou minimizar o mal causado por uma conversa maledicente.
Falando em maledicência... Jesus também disse que o mal não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, porque é disto que está cheio o coração (Mateus, 15: 10-20). Ensina-nos ainda André Luiz (Agenda Cristã) que o mal não merece comentário em tempo nenhum.
  • Prece de encerramento 
ATIVIDADE 

Prece Inicial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário