26 de março de 2012

Corpo


Prece inicial

Vamos tratar de um assunto muito importante, que todas as pessoas acham bem comum e não se dão conta da sua importância, porque nunca pararam para pensar a respeito. Para entender vamos ouvir uma história.

         Essa é a história do Zeca, uma criatura muito especial, mas que andava se sentindo meio tristonho, um pouco sem graça.
         Deus percebendo seu desânimo o chamou para uma conversinha.
         Deus lhe perguntou o porquê de tanta tristeza e ele lhe explicou:
         - Ninguém me nota, não sou visto quando passo.
         Então Deus perguntou:
         - Como assim?
         Zeca então explicou:
        - O passarinho Tito vive voando sobre minha cabeça, mas age como se eu não existisse. As árvores também derrubam suas folhas sobre mim, mas nunca pedem desculpas e isso me entristece muito.

         Deus, na sua infinita bondade, resolveu lhe dar um presente muito, muito, muito especial e super importante. Esse presente iria servir como seu castelo, sua morada por um tempo.

         Essa morada é dividida em compartimentos, cada compartimento é responsável por guardar algumas peças e cada peça tem um serviço a fazer.
         Mas Deus lembrou ao Zeca que ele é o responsável por manter em ordem sua própria morada, afinal de contas o castelo era seu.
         Deus fez questão de dizer várias vezes ao Zeca sobre a importância dos cuidados que deveria ter com o seu presente e foi assim que nosso amigo ganhou um corpo e passou a cuidar dele como seu maior tesouro

         Obs.: para ilustrar a história, com apresentação em PPS ou representar o Zeca utilizando um recorte do corpo humano (criança ou boneco) em material transparente (espírito). No decorrer da história, falar do presente divino, apresentando as partes do corpo humano, confeccionadas em EVA, para montar o corpo articulado.


Questionar os evangelizandos - PDF

Qual o presente que o Zeca ganhou?
O corpo Físico
         
O que era o Zeca antes de ganhar o presente?
Um espírito
         
Quem deu o presente ao Zeca e com que finalidade?
Deus , ele nos deu um presente de para que possamos aprender e evoluir espiritualmente.   
    
Será que nós ganhamos o mesmo presente de Deus? Sim
         
O que Deus falou para o Zeca a respeito do presente (corpo)?
ele é o responsável por manter em ordem sua própria morada, afinal de contas o castelo era seu. sobre a importância dos cuidados que deveria ter com o seu presente
         
O que nos permite movimentarmo-nos, escrever, falar, ver, ouvir, sentir cheiros, falar?
Todos nós possuímos um corpo, que é a casa que abriga nosso espírito. Ele nos foi dado por Deus, que possamos aprender e evoluir espiritualmente sendo que cada um tem o corpo que necessita para a sua evolução, ou seja, é o instrumento que precisamos para realizar nossa missão na Terra. É importante ter cuidado com o nosso corpo, devemos preservá-lo com muito carinho para ter boa saúde e agradecer a Deus pelo corpo que Ele nos deu.


 ATIVIDADE EM CLASSE
Pontuação:
         
Nunca:           1 ponto
Às vezes:       2 pontos
Sempre:         5 pontos

         
Acima de 60 pontos: Excelente! Você está cuidando muito bem do seu corpo. Apenas atente para as atividades que você ainda não realiza sempre, pois com dedicação e responsabilidade é possível cumpri-las.

         De 41 a 60 pontos: Você está no caminho certo! Continue se esforçando para cuidar bem do seu corpo, pois ele é o instrumento de evolução do seu Espírito nesta existência.

         De 21 a 40 pontos: Você já sabe que o corpo físico é um presente de Deus, e está tendo alguns cuidados com ele. Mas pode melhorar bastante. Para isso, além de esforço, você pode contar com o esclarecimento que você está tendo nas aulas de evangelização.

         Até 20 pontos: Você precisa mudar de atitude! Preste mais atenção ao seu corpo físico. A aula de hoje é muito importante para que você compreenda a importância de cuidar bem do corpo físico, pois ele precisa de cuidados para cumprir sua função de auxiliar na sua evolução espiritual. Ao chegar em casa, faça uma análise do que você pode melhorar, lendo novamente o exercício.
      
         Prece de encerramento          

2 comentários:

  1. Adorei o questionário, serve como reflexão e veio bem a calhar com minha aulinha. Obg. Sheila, evangelizadora da Sociedade Espírita Caminho, Verdade e Vida, no bairro de Mãe Luiza, em Natal/RN

    ResponderExcluir