21 de junho de 2012

Regras de Conduta


Opinião particular: "Eu acredito muito nas regras de conduta, mas um detalhe importante é saber como aplicá-las. Aprendi educando minha filhas que toda regra ensinada antes de tudo, FUNCIONA, já ensina-la após é muito mais difícil de ser assimilada.  Se você é evangelizadora inciante ou se voce vai iniciar uma turma nova ou até mesmo no inicio de cada ano, aplicar esta aula. A atenção é quase total quando se inicia um trabalho ditando regras. Sempre dou como exemplo quando eu ia viajar com minha filhas pequenas. Antes de viajar conversava com elas e ditava algumas regras para a viagem, do tipo, a viagem é demorada, não pode brigar, não pode chorar sem motivo, vamos brincar bastante, sem reclamações, etc... Fazendo isso, a vontade delas viajar era tanta, que elas cumpriam as regras direitinho e a viagem era uma delicia mas.... as vezes, eu, no meio da correria pré-viagem, esquecia de fazer essas recomendações e por incrível que pareça, elas brigavam, choravam, deixavam a viagem tensa e não adiantava ditar as regras depois, não funcionava. A vontade da criança ao inciar qualquer trabalho é grande e eles prestam muita atenção e assimilam muito bem a importância de seguir regras. Então fica aqui minha dica."


Prece inicial
       
 Lembrar que todos os locais têm regras: na escola, no trânsito, em casa. Pedir que citem algumas regras que conhecem.
 
Nós, os evangelizadores, temos um patrão. Ele é exigente, mas também trabalha muito, não fica só mandando. Quando não sabemos o que fazer, ele manda ajuda. Ele está sempre disponível, podemos falar com ele a qualquer hora e em qualquer lugar. É um grande amigo. Trabalhamos sem receber dinheiro, pois nossa recompensar é a felicidade do aprendizado, a proteção e o cuidado que ele tem conosco. Perguntar se eles sabem quem é.

Aguardar as respostas dos evangelizandos – eles podem achar que é o Presidente do Centro Espírita, por exemplo.


Orientar que nosso chefe é Jesus, nosso compromisso é com ele (Jesus é nosso mestre e professor, esclarecer que aprendemos Espiritismo e os ensinamentos de Jesus, para que possamos ser mais felizes. Os resultados dependem de cada criança, os evangelizadores fazem a sua parte: preparam boas aulas, vem nas aulas, chegam no horário, não ficam com conversas laterais, fazem preces para que o momento das aulas seja produtivo, alegre. Também oram para que os amigos espirituais possam auxiliar o trabalho de evangelização e os evangelizandos.


Questionar:

No Centro Espírita, na evangelização, deve haver regras?Conhecem algumas regras do Centro Espírita que participam? ( não pode gritar durante a palestra, pode retirar livros na Biblioteca, pode levantar e ir embora durante a palestra, não pode estragar as cadeiras, pode receber passe na sala do passe...)
Por que as regras são importantes? Para que o trabalho seja legal, e eles alcancem o que vem buscar nas aulas, as regras são importantes e devem ser seguidas por todos.

Convidá-los a organizar as regras necessárias para o bom andamento das aulas durante o ano. Separar em grupos e esclarecer que devem anotar as regras que acham importantes para as aulas de evangelização. Informar que eles tem dez minutos para realizar o trabalho.


Analisar as regras em conjunto com os evangelizandos, para que as regras sejam escolhidas e aceitas por todos, facilitando o seu cumprimento. Durante a análise das regras, lembrar que todos devem colaborar para que o trabalho funcione e seja legal.


Obs.: se as crianças não colocarem, lembrar algumas regras como:

Respeitar o horário Trazer o material Respeito a Jesus e aos colegas na hora da prece Silêncio quando alguém fala Participar das atividades Perguntar quando tiver dúvida Evitar conversas com os colegas durante a aula Não empurrar os colegas  
Espeitar a opinião dos outrosNão gozar dos colegas Seguir as regras

Sugestão: Escrever cada regra em uma folha de papel sulfite A4 (ou todas em um cartaz) e expor no próprio Centro Espirita
 
Prece de encerramento.

Regras para o bom aproveitamento das aulas de Evangelização, escolhidas pelos evangelizandos


Respeitar Jesus e os colegas na hora da prece.

Participar das atividades.
Levantar a mão para falar.
Não conversar durante as explicações.
Trazer os materiais necessários.
Ajudar os colegas sem preguiça.
Prestar atenção nas aulas.
Chegar no horário.
Ouvir mais e falar menos.
Falar baixo.
Perguntar se tiver dúvida.
Respeitar os colegas do jeito que são.
Não brigar.
Não empurrar os colegas.
Brincar nas horas certas.
Não faltar as aulas.
Não pegar as coisas dos outros sem pedir emprestado.
Não falar palavrões.
Não sair toda a hora durante as aulas para tomar água e ir ao banheiro.
Deixar a sala em ordem ao sair.
Não jogar lixo no chão.
Seguir as regras.


ATIVIDADES
IMAGENS



  

Um comentário: