29 de março de 2012

Sono e Sonhos


Prece Inicial

Aula PDF

O número de horas de sono varia entre as pessoas.

Durante o sono, o corpo está em repouso para recuperar energias mas a alma não necessita desse repouso. De acordo com o que pensamos, sentimos e gostamos de fazer, durante o sono, nosso espírito deixa o corpo e nos aproximamos de outras almas que tenham afinidades ou sintonia conosco, isto é, que pensem e sintam como nós. Elas podem ser bondosas, interessadas em nosso progresso espiritual e então nos orientarão durante o sono, dando-nos coragem, estimulando para que cumpramos nossos deveres, por mais difícil que elas sejam. Assim faz o nosso Protetor Espiritual também, chamado “ Anjo da Guarda” e outros Benfeitores e amigos. Acordamos com a sensação de paz, de coragem, embora quase sempre, não nos lembremos desses encontros. 


Entretanto, quando durante o dia nos entregamos a vícios ou maus pensamentos, durante a noite atraímos iguais companhias espirituais, que sintonizam conosco. Nesse caso, podemos dormir muito, mas não acordamos bem. Se não vencermos aquelas más tendências, podemos até ser vítimas de obsessão. Assim como as bactérias invisíveis causam doenças, os maus pensamentos também geram doenças.




Durante o sono, podemos ajudar e ser ajudados, visitar amigos cuja convivência nos agrada, estudar e até ver fatos do nosso passado. Muitas vezes o sonho é uma lembrança do que fazemos durante o sono enquanto o corpo dorme. Estes geralmente acontecem poucas horas antes de madrugada, quando as vibrações estão mais calmas. Mas os sonhos, principalmente os do primeiro sono normalmente ocorrem pelas nossas preocupações, ou por causas orgânicas, como má digestão.

Conforme nossa sintonia espiritual podemos despertar tranqüilos e reanimados ou nos sentindo deprimidos ou angustiados. É claro que também há doenças físicas que causam esse esgotamento.


É importante nos prepararmos para dormir?


Como? Pensar, sentir e agir no bem. Comer refeições leves, diminuindo o ritmo, lendo uma história ou uma leitura agradável, fazendo uma prece antes de adormecer. Também é importante não assistir filmes violentos, e ouvir uma música agradável.

Os sonhos podem ser:

Fisiológicos: É aquele que dramatiza algo que acontece com nosso corpo. Se está frio e nos descobrimos, sono pesado, sem despertar, poderemos nos ver num campo de neve, tiritando de frio. Pessoas com incontinência urinária sonham que estão satisfazendo essa necessidade fisiológica enquanto molham a cama.


Psicológicos: são resultados de nossos pensamentos, interesses e preocupações. Se tivermos um problema a resolver é comum sonhar com a situação. É a dramatização daquela preocupação com a qual esta envolvido. 
 
Espirituais: são as lembranças (às vezes simbólicas ou não muito exatas) do que vimos, sentimos ou fizemos, em espírito, enquanto dormíamos. Esses sonhos são mais nítidos e, geralmente, coloridos. Kardec denomina essa situação como “emancipação da Alma”.

Repetitivos: são, muitas vezes, reflexos de alguma dificuldade que já vivenciamos, nesta ou nas reencarnações passadas. A pessoa se vê sempre na mesma situação, não raro dramática. Está se afogando, ou envolvida num incêndio, ou sofrendo um acidente.Não significa que vai acontecer de novo, apenas que foi uma experiência difícil e importante. Chamam-se “recorrentes” os sonhos repetitivos. Geralmente envolvem uma experiência marcante, em passado próximo, na vida atual, ou remoto, em vidas anteriores. Em determinadas situações, geralmente, quando a pessoa passa por uma tensão, essa lembrança, sepultada no inconsciente, aflora, dando origem ao sonho.

Premonitórios: podem acontecer, mas são raros. O mais comum é sonhar com algo que nos preocupa, como por exemplo, um parente vai viajar e ficamos preocupados e sonhamos com um acidente. Pode ser também um aviso da espiritualidade para que a pessoa tome mais cuidado ao dirigir porque a estrada está esburacada.

Como podemos saber se um sonho exprime uma atividade espiritual ou se trata de simples dramatização de situações fisiológicas ou psicológicas?


Os sonhos de caráter fisiológico ou psicológico são fugidios, mal delineados. Os sonhos espirituais são mais nítidos, mais claros. Guardamos melhor. E um detalhe: geralmente são coloridos, o que não ocorre com as demais formas, que se apresentam em branco e preto.
Podemos pedir, em oração, para que durante o sono possamos nos encontrar com o nosso espírito protetor e dele receber conselhos, força e coragem nas dificuldades da vida, para saber qual a melhor atitude a tomar diante de determinada situação. Com o tempo, o exercício e o nosso merecimento, podemos receber as respostas através de intuição durante o dia. Também podemos encontrar alguém de quem não gostamos para fazer as pazes e nos harmonizarmos, preparando o perdão e o desfazimento da mágoa e do ódio que vão ocorrer quando estivermos acordados. Pode-se, também, encontrar pessoas, aprender, assistir aulas, trabalhar e fazer o bem no Mundo Espiritual.

ATIVIDADE
 ********************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário