19 de agosto de 2010

Parábola A torre inacabada


  • Prece Inicial
Disse Jesus:
"Qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não podendo acabar, todos que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo:
- Este homem começou a edificar e não pôde acabar" (Lucas, cap.14, ver. 28a30)

AULA - Parábola da Torre Inacabada

Todos nós temos um sonho. Ás vezes achamos difícil que o sonho se realize. Por que será? Vamos pensar um pouquinho...
A maioria das pessoas sonha com a paz.
Jesus, quando esteve encarnado em nosso planeta, ensinava:
" A PAZ SE ENCONTRA DENTRO DE VÓS".
Isso quer dizer que, antes de sonhar com a paz no mundo devemos construir a paz dentro de nós. ( como? Com planejamento).
É necessário muito trabalho, para transformar imperfeições em virtudes.
Começamos a construir a paz, substituindo o Egoismo pela compreensão. Sejamos pacíficos, primeiro em nossa casa com nossos pais e irmãos. E também na escola com os professores e colegas, para aprendermos a nos comportar no futuro quando formos adultos.


Todos os dias usaremos os tijolinhos da PACIÊNCIA, do PERDÃO, da CARIDADE, do AMOR, da HUMILDADE e depois de alguns dias, o sonho de paz não será mais sonho. Será realidade!



É o que diz na Parábola que JESUS, nos ensinou a PARÁBOLA DA TORRE.
A Parábola da Torre Inacabada 
Objetivo é entender a importância do crescimento espiritual e material, com virtudes e trabalho. 
Desenvolvimento: 
Um dia certo fazendeiro teve vontade de construir uma torre para que do alto pudesse defender sua propriedade. Esse fazendeiro tinha vários amigos. Depois de tudo muito bem calculado, chegou à conclusão que conseguiria terminar a obra, então resolveu comprar todo o material e contratar os trabalhadores . Os amigos criticaram-no, pois achavam que ele havia demorado muito tempo para construir a torre. Mas, aí o fazendeiro explicou que todo homem honesto e responsável calcula sempre o que vai gastar antes de assumir um compromisso, pois se lhe faltasse o dinheiro, ele não conseguiria pagar os trabalhadores e, dessa maneira, estaria prejudicando o seu próximo e nenhuma pessoa confiaria mais nele. Os amigos do fazendeiro ficaram muito felizes depois da explicação, porque ele disse que um homem honesto ama a Deus e aos seus irmãos e respeita as leis Divinas sem prejudicar a ninguém. 
Comentários: 
Assim, como as coisas materiais tem seu preço, o nosso progresso espiritual também. 
O progresso espiritual, que é a substituição das nossas imperfeições pelas qualidades boas, nós conseguimos através do nosso esforço e da nossa vontade. 
Também para progredir, temos que reconhecer os nossos defeitos, e substituí-los por boas ações, e para conseguir realizar boas ações, temos que ter bons pensamentos. 
Somos nós mesmos que construímos a nossa felicidade, usando os tijolinhos do trabalho, do estudo e do amor ao próximo.
  • Prece de encerramento

Fonte - Brincando e aprendendo o Espiritismo volume 2


ATIVIDADE





3 comentários:

  1. Parabéns pelo lindo site.
    Abraços fraternos,
    Vera Stefanello

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Maria Fernanda,
    se precisar de mais aulas é só falar.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada,pesquisando pra fazer uma preleção,fui remetida para este blog e foi maravilhoso.Muito obrigada e que deus abençoe cada vez mais.Abraços fraternos.

    ResponderExcluir