15 de agosto de 2010

Parábola O Bom Samaritano

  • Prece inicial
Ficaram famosas as parábolas narradas por Jesus e que se encontram no Novo Testamento. Jesus empregou-as como meio para ensinar ao povo, de maneira simples, os conceitos de sua Doutrina. Eram pequenas histórias fáceis de entender e lembrar. Para facilitar ainda mais a compreensão das coisas espirituais, Jesus servia-se de comparação com o que acontecia na vida comum das pessoas, como a pesca, a semeadura, as festas de casamento, etc.

" E eis que certo homem, doutor da Lei, querendo por Jesus em prova, disse-lhe: ' Mestre, que farei para herdar a vida eterna?'. Então Jesus lhe perguntou: ' que está escrito na Lei? Como interpretá-las?'. O doutor da Lei respondeu: 'Amarás o Senhor Teu Deus de todo o coração, de todo o teu entendimento; e amarás o Teu próximo como a Ti mesmo'. Então Jesus lhe disse: 'Respondestes corretamente. Faze isto, e viverás'. Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: 'Quem é o meu próximo?. E Jesus contou a parábola do Bom Samaritano".
Parábola "O bom Samaritano" pps - Ilustrado

Um homem viajava de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos dos ladrões, que logo o despojaram do que levava; e depois de terem maltratado, deixando-o com muitas feridas, se retiraram. Aconteceu, pois, que passava pelo mesmo caminho um sacerdote; e quando o viu passou de largo. E assim mesmo um levita, chegando perto daquele lugar, e vendo-o, passou também de largo. Mas um samaritano, que ia a seu caminho, chegou perto dele, e quando o viu, se moveu à compaixão e chegando-se lhe atou as feridas, lançando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, o levou a uma estalagem, e teve cuidado dele. E ao outro dia tirou dois denários, e deu-os ao estalajadeiro, e disse: " Teme cuidado dele; e quando gastares demais, eu lhe satisfarei quando voltar." (Lucas, X:25 a 37)
Perguntou Jesus:
- Qual destes três te parece ter sido próximo do homem que caiu nas mãos dos ladrões?
Respondeu o doutor da Lei:
- O que usou de misericórdia para com ele.
Então lhe disse o mestre:
- Vai, e faze o mesmo.
  • Prece de encerramento 
ATIVIDADES
 

5 comentários:

  1. Bom Dia !! Eu peguei a tarefa do Bom Samaritano para repassar aos meus alunnos da Catequese (aquela que tem a cruzadinha) no último exercícios notei que tem algo errado , será que vc poderia confimar e me dar um retorno o mais breve possível? tenho aula na quarta feira ..
    Obrigada ...
    Abraços
    Luciana
    email: lurebelde@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. A caridade como condição necessária da vivencia espirita. Esta é a frase.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog e muito obrigada por nos auxiliar no material para evangelizar os espíritos que Deus coloca em nosso caminho.
    Que Jesus continue a inspirar sua vida.
    Abraços,
    Michele

    ResponderExcluir